Acessibilidade mal planejada. Pia e vaso sanitário se atrapalham.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

10 de novembro de 2021

Acessibilidade mal planejada. Eu sempre digo que a acessibilidade precisa ser bem planejada, e não somente ir colocando pontualmente itens, mesmo que sigam à risca as orientações da norma ABNT 9050. Esse tipo de erro, pode ser demonstrado numa comparação que acontece, quando se escalam grandes jogadores para jogar num time, mas não há entrosamento entre eles, daí o time acaba perdendo.

Eu mostro um outro exemplo de falta de planejamento, num artigo acompanhado de vídeo, com o título Calçada inclinada na vaga reservada. Não adianta somente reservar, é preciso bem adequar, onde os itens de acessibilidade estão presentes, mas acabam entrando em conflito por detalhes que não foram pensados num planejamento, e que na verdade, arrisco a dizer que só quem conhece a acessibilidade na prática, conseguiria perceber o problema deste caso.

No Memorial da República Presidente Itamar Franco em Juiz de Fora, cidade do estado de Minas Gerais, o banheiro acessível foi mal planejado. Digo isso, pois é diferente daquele que praticamente não tem condições de deixar acessível, como são alguns banheiros minúsculos. Besta havia espaço, mas os itens como a pia e o vaso sanitário, foram posicionados de tal forma, que dificultavam ou até impediam a utilização.

Uma peça foi colocada em frente à outra, de modo que não permitia a aproximação frontal de ambas, no máximo uma aproximação inclinada. A pia, só dava para usá-la pela lateral, e mesmo assim era difícil, pois a distância da torneira era maior do que pela parte frontal, além do espelho que era praticamente inviável conseguir enxergar. O caso sanitário, algumas pessoas necessitam chegar mais perto da borda, pela parte frontal, para fazer a transferência. Mas não era só a posição na frente, pois o vaso sanitário estava muito afastado da parede lateral onde estava a barra de apoio, então esse fator também criava uma dificuldade.

No vídeo dá para ter uma idéia do espaço, mas ao vivo a percepção era melhor, onde eu vi que era possível colocas, na mesma parede a pia e o vaso sanitário, um em cada canto, pois assim conseguiria deixar também um espaço de aproximação lateral para o vaso sanitário. A porta abre para fora, então não interfere no espaço interno, e ainda teria espaço para um giro de 360 graus com a cadeira de rodas.

Então o banheiro não era funcional, e perceba que ele foi feito especialmente para ser acessível, mesmo assim apresentou erros. Tomem cuidado de onde tiram suas referências para aprender sobre acessibilidade. Mesmo locais que tem informações corretas, como leis e normas, geralmente não explicam detalhes para casos específicos.

Já ouviram falar do lema da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, onde diz “Nada sobre nós, sem nós”? Ela enfatiza que, a pessoa com deficiência deve estar envolvida de alguma forma quando o assunto é acessibilidade, pois ela vive essa necessidade, e conhece sobre o assunto na prática. E por isso, o meu ensinamento através dos cursos online e presencial, consultorias, palestras, treinamentos e aulas, são recheados de experiências pessoais de anos militando por essa causa, além de experiência de colegas que compartilham muita informação comigo. O meu conceito se chama Acessibilidade Funcional, venha aprender mais sobre ele.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Exclusão, segregação, integração ou inclusão. Saiba o que realmente você pratica. A verdadeira inclusão elimina barreiras e permite a participação de todas as pessoas. Assista a palestra e leia o artigo em https://ricardoshimosakai.com.br/exclusao-segregacao-integracao-ou-inclusao/

#pracegover #pratodosverem Grupo de 12 pessoas posa para foto, na fileira de frente 4 pessoas, sendo 3 cadeirantes, incluindo Ricardo Shimosakai. Na fileira de trás, 8 pessoas vestidas de trajes típicos da Alemanha.

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #wabtec #equidade #diainternacionaldapessoacomdeficiência #integração #segregação #exclusão #igualdade
...

15 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

299 40

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1758 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

20 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });