Posicionamento para acessibilidade malfeito é uma barreira

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

1 de maio de 2024

Posicionamento para acessibilidade. As tecnologias assistivas e o mobiliário são importantes para acessibilidade, por isso é importante a escolha de bons equipamentos como o dispenser de papel toalha ou a mesa do restaurante, porém em algumas vezes, você tem o equipamento certo no lugar errado, como já citei no artigo posição ergonômica da saboneteira. No caso do exemplo da saboneteira, ela está mal posicionada para conseguir apertar e colher o sabonete, mas não atrapalha nenhuma outra função. Mas neste artigo, vou mostrar um dispenser de papel toalha que além de mal posicionamento para acessibilidade, atrapalha bastante outras questões como aproximação e alcance visual.

O posicionamento para acessibilidade inadequado de móveis ou equipamentos, pode tirar a acessibilidade de um lugar acessível. No vídeo abaixo eu dou um exemplo de um banheiro, onde o dispenser de papel toalha foi colocado na parede lateral, em relação ao lavabo, só que no espaço de aproximação do usuário. Então você tenta chegar perto para utilizar o lavabo, mas tem o dispenser do seu lado, que também atrapalha na visualização do espelho, então interfere no alcance visual.

Posicionamento para acessibilidade

Várias vezes em minhas consultorias de acessibilidade, já chamei a atenção para a falha de posicionamento para acessibilidade de móveis e equipamentos que dificultavam ou impediam a acessibilidade. É comum, por exemplo, encontrar em hotéis, lojas e escritórios e supermercados, móveis no meio do caminho, ou muito próximos um do outro onde é preciso passar com muito cuidado para que você não acabe machucando sua mão ao tentar passar com a cadeira de rodas. Ainda bem que isso é algo mais simples de resolver, pois geralmente os móveis não são fixos, então é possível mudá-los de lugar. Mas é algo básico, um erro que não deveria acontecer, pois o local precisa de espaço para circulação.

Uma vez, quando fui dar uma palestra em Juiz de Fora, encontrei um caso absurdo no Memorial da República Presidente Itamar Franco. No banheiro acessível, a bacia sanitária ficava de frente ao lavatório, mas um muito próximo ao outro, de modo que você não conseguia ter aproximação para nenhum dos dois. Eu achei um absurdo porque é um erro muito básico e óbvio, que qualquer pessoa consegue ver o erro, e foi mais revoltante ainda, porquê disseram que um “profissional especializado em acessibilidade” fez o projeto do local.

O banheiro é espaçoso, mas o arquiteto espremeu os recursos de acessibilidade num canto, e só se preocupou com a acessibilidade pontual, ou seja, instalou o vaso sanitário de modo certo, e o lavatório de modo certo, mas não prestou atenção se havia conflito entre os dois, no espaço de aproximação, no alcance manual, na circulação, ou seja, um péssimo posicionamento para acessibilidade! Se quiser mais detalhes, veja o artigo Acessibilidade mal planejada.

De novo o exemplo é no banheiro, e é o local onde eu mais encontro erros, e por isso reforço o ensinamento desse local em meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão. É claro que é importante acessibilidade em todos os locais, mas eu digo que o banheiro é a parte mais importante para a pessoa com deficiência física, pois esse local é um espaço muito íntimo, e não queremos ajuda de terceiros, então precisa estar muito bem acessível.

Aliás, saber quando e como ajudar uma pessoa com deficiência é muito importante, por isso criei um treinamento focado no atendimento e convivência à pessoas com deficiência. Eu costumo dar o exemplo, de como eu guardo a cadeira de rodas no meu carro, que falo isso em menos de 1 minuto, mas quando querem me ajudar, demora pelo menos 5 minutos, então acaba atrapalhando ao invés de ajudar.

Explore mais ensinamento nos artigos do meu blog, eu se quiser coisas mais rápidas, veja os posts no meu instagram. Os meus vídeos do YouTube explcam muito bem várias situações. Mas se quer realmente aprender, não deixe de fazer meus cursos, pois ele tem conceitos, exemplos e dicas únicas, e ao mesmo tempo muito importantes e fundamentais, que você não encontra em nenhum outro lugar. Se não se dedicar ou prefere a segurança de um profissional experiente, contrate minha consultoria em acessibilidade.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro HTTP. Não foi possível conectar-se à API do Instagram. O feed não será atualizado.

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });