Viagem para todo mundo. Reflexões sobre as necessidades para turistas com deficiência.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

5 de novembro de 2021

O turismo é um mix de produtos e serviços, que combinados em uma sequência dão resultado a uma viagem. Deste o transporte, hospedagens, locais de alimentação, atrativos, além dos serviços de guias de turismo, agências e operadoras de viagem. Um mercado gigante voltado para a diversão das pessoas, e dentre elas se incluem as pessoas com deficiência.

Para isso, há um segmento chamado turismo acessível, que também ultimamente também tem sido chamado como turismo inclusivo. É muito importante que todo o mercado turístico conheça as pessoas com deficiência, seus hábitos, preferências, necessidades e habilidades, além da acessibilidade, os recursos existentes com a ajuda de equipamentos, e as ações e métodos praticados para dar condições a uma viagem acessível e inclusiva.

A DUO Network é uma representante de vendas, marketing, relações públicas e escritório de consultoria ajudando empresas de viagens internacionais a desenvolverem negócios na América do Sul. Também trabalham por um turismo mais diverso e inclusivo. Essa foi a vertente da segunda edição DUO connections: Brasil um novo olhar 2, evento no qual eu fui convidado por Caroline Maya Gramaglio para palestrar.

Caroline Maya Gramaglio começou sua carreira trabalhando na área de vendas da Accor. Com mais de 13 anos de trajetória, chegou a gerência de vendas na Tourico Holidays e Gullivers Travel e, recentemente, Vice-Presidente de Vendas Associada da Multinacional de Tecnologia Indiana Mystifly na América Latina. Formada em Turismo pela USP, Intercambista em Economia pela Universidade de Granada (Espanha). Curso de atualização em Estratégia Digitais de Marketing pela ESPM, Caroline ainda tem passagens por renomadas agências de turismo brasileiras associadas ao Virtuoso como Teresa Perez Tours e Queensberry. Atualmente também como CEO da DUO connections (eventos online para agentes de viagens brasileiros).

Para quem não me conhece, meu nome é Ricardo Shimosakai, sou especialista em acessibilidade, inclusão e turismo. Sou turismólogo formado pela Universidade Anhembi Morumbi / Laureate International Universities, e trabalho na área desde 2004. Criei a Turismo Adaptado, sendo um dos pioneiros no turismo acessível no Brasil. Já trabalhei com todos os setores do turismo, entre hotéis, transportes, agências de viagens, guias de turismo, associações e até na questão de políticas públicas. Presto consultoria, ministro palestras, treinamentos, dou aulas e tenho cursos online e presenciais. Também tenho uma forte presença na internet, através do meu site e blog, e das redes sociais.

Na minha palestra eu mostrei os 4 pilares que considero importantes para se ter uma acessibilidade completa. É claro que é colocada de uma forma mais geral, para uma orientação, pois para conseguir um resultado mais assertivo, é necessário conhecer os detalhes de cada um desses pilares.

O primeiro e mais conhecido e comentado é a Acessibilidade Arquitetônica, onde estão incluídos as questões arquitetônicas, espaços e dimensões. Usuários de cadeiras de rodas e pessoas que andam com ajuda de muletas, precisam de espaço para andar e fazer manobras. Rampas, largura de portas, banheiros acessíveis, pisos planos, são algumas das necessidades encontradas principalmente por pessoas com deficiência física.

O segundo pilar é a Tecnologia Assistiva, que são todos os equipamentos e serviços voltados para proporcionar condições de acessibilidade à pessoa com deficiência, e de preferência que também ofereça autonomia. Elevadores, cadeira de rodas, corrimãos, torneiras monocomando e adaptações veiculares, são alguns dos exemplos de um imenso arsenal de produtos que a tecnologia assistiva possui.

O Atendimento Inclusivo é o terceiro pilar, muito importante e muitas vezes negligenciado, mas a acessibilidade e a inclusão vão além de estruturas e produtos. Saber atender corretamente a pessoa com deficiência, além de empatia é também uma questão de conforto e segurança. Um exemplo é entender como empurrar uma cadeira de rodas, e saber quando e para quem isso deve ser feito, pois nem todos precisam ou querem.

Por último, mas não menos importante, a Informação Acessível completa o pacote para uma acessibilidade completa. É muito importante que exista informação detalhada da acessibilidade dos locais, principalmente no site e redes sociais, pois é onde a informação é mais procurada. Que os funcionários também estejam treinados para fornecer as informações de acessibilidade. A sinalização através de placas, também ajuda bastante na orientação.

Esses pilares são passados em mais detalhes nos cursos que eu ministro, agora também com as versões online. A base dos meus ensinamentos é colhida pela prática, das pessoas que utilizam os recursos de acessibilidade e vivem a busca pela inclusão. Isso garante um alto resultado nas soluções, e como consequência, satisfação do usuário e do empreendimento que oferece. O Curso Online Acessibilidade e Inclusão ensina os fundamentos para conhecer a acessibilidade e as pessoas com deficiência, que é essencial para seguir em qualquer caminho mais especializado, por isso ele é indicado como ponto de partida a todos, mesmo para quem já tenha conhecimento na área, pois trago experiências que muitas vezes não estão presentes nas fontes tradicionais como leis e normas.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Live com THAIS TELES

Live com THAIS TELES. Criadora da revista eletrônica Cuvitando, atenta às questões da diversidade, incluindo a pessoa com deficiência.

ler mais

Live com AMANDA RIBEIRO

Live com AMANDA RIBEIRO. A luta para capacitar a sociedade para bem atender as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

ler mais

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });