Acessibilidade na varanda. Uma observação prática do local.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

15 de maio de 2024

Acessibilidade na varanda. Tecnicamente, há diferenças entre varanda e sacada, mas para simplificar e tornar este artigo mais funcional, vou chamar de varanda o espaço externo, geralmente em andares superiores de edifícios e casas, muitas vezes com uma vista ampla do entorno. Muitos lugares são abertos, com contato com a natureza, mas há lugares onde são fechados, geralmente por vidros para preservar a vista. Esse espaço, na maior parte das vezes é como se fosse um outro cômodo, então tem uma separação através de portas. É nessa passagem onde começa o desafio.

Acessibilidade na varanda

As portas que separam a varanda do cômodo interno, que em quase todos os lugares é uma sala, quarto ou área de serviço, são predominantemente portas de correr, utilizadas para economizar espaço, o que é ótimo. Porém, é preciso ter cuidado na hora de escolher esse tipo de porta, pois a maioria dos modelos utiliza trilhos na parte superior ou na parte inferior. Os trilhos superiores não interferem na passagem, mas os trilhos inferiores sim, e dependendo do tamanho e configuração, se tornam um obstáculo para a acessibilidade na varanda. Já dei treinamentos para arquitetos, onde enfatizo esses detalhes.

Além disso, as portas de correr, precisam ter uma qualidade muito boa, caso contrário são difíceis de abrir. Muitas são pesadas e arrastam pelo trilho, ou seja, correm pelo trilho com resistência. A maioria delas, é preciso duas etapas para conseguir abrir, você não consegue abrir em um único movimento. Por esses motivos, em minha consultoria de acessibilidade, eu não aconselho colocar portas de correr onde não há necessidade. Veja mais sobre isso no artigo Acessibilidade para portas de correr.

Outra coisa que pode atrapalhar nessa passagem e prejudicar a acessibilidade na varanda, e bastante comum de se encontrar, são as cortinas. O problema é a dificuldade em abrir e fechar, pois cortinas geralmente são aquelas tradicionais de trilhos, que você precisa puxar e arrastar. Para uma pessoa de baixa estatura ou em cadeira de rodas, como pega a cortina mais na parte de baixo, não consegue fazer com que a parte de cima se mova. Já mencionei esse problema em várias de minhas palestras. Há sistema com correias ou até com motores, que facilita a abertura, mas o modelo tradicional não é acessível.

Depois dessa passagem, já no espaço da varanda propriamente dito, ela precisa ter um espaço mínimo para uma cadeira de rodas conseguir fazer um giro de 360 graus. As varandas costumam ter uma proteção como um muro ou cerca. Se observar no vídeo abaixo, a varanda do hotel onde eu fiquei hospedado em Aracaju, era como um muro, alto e sem a possibilidade de ver a paisagem.

Acredito ser uma construção mais antiga, pois boa parte das varandas já é feito de vidros, o que permite ter uma visão magnifica do local, e torna o espaço da varanda ainda mais agradável. Os vidros precisam ser de alta resistência, caso contrário a cadeira de rodas pode bater e quebrar, e cair de uma grande altura será desastroso.

Todos esses problemas de a acessibilidade na varanda são evitáveis, mas é preciso que sejam projetados e construídos já com a melhor solução, caso contrário realizar uma reforma será muito trabalhoso e terá um alto custo. No meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão, ensino como evitar os problemas de acessibilidade. Além disso, em nenhum momento a parte estética será prejudicada, é possível ter acessibilidade na varanda ao mesmo tempo que se tem um ambiente muito bonito.

Se você gostou dessas dicas, irá encontrar muito mais em meu blog, onde há vários artigos completos. Se prefere algo mais rápido, como pílulas de acessibilidade, vai encontrar isso em meu instagram. E se prefere assistir vídeos do que ler, essa opção está em meu canal do YouTube.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro HTTP. Não foi possível conectar-se à API do Instagram. O feed não será atualizado.

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });