Buffet sem acessibilidade. Aprenda a evitar esse problema.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

24 de abril de 2024

Buffet sem acessibilidade. O buffet é um móvel para servir comidas em grandes quantidades, onde a própria pessoa se serve. À medida que a comida vai acabando, ele é reabastecido pelos funcionários. Então na prática é um sistema de autoatendimento para locais de alimentação. Mas e como fica a acessibilidade nesse sistema, pois para ser um autoatendimento, precisa ser acessível para que a pessoa com deficiência se sirva sozinha sem necessitar de ajuda de terceiros. O vídeo abaixo, é de um restaurante de um hotel do Rio de Janeiro em que fiquei hospedado quando fui dar uma palestra no Congresso SESC de Políticas Inclusivas.

No caso de pessoas cegas, não é recomendado o autoatendimento nesse caso, pois há locais com partes quentes, que mantém a comida aquecida, e isso pode causar um acidente, então é uma questão de segurança. Então para cegos, o melhor é ter funcionários treinados para saber atender a pessoa, pois não basta somente colocar a comida no prato sem nenhum critério. Para pessoas com outros tipos de deficiência ou dificuldades, também há um jeito certo de atender, e isso eu ensino em meu treinamento de atendimento inclusivo. Então um buffet sem placas em Braille nos alimentos, não é considerado um buffet sem acessibilidade

Buffet sem acessibilidade

Eu gosto de ter independência, sem contar que geralmente as pessoas não sabem me ajudar, e nem estou falando de acessibilidade, mas pegam comidas que eu não tenho interesse, e em quantidade que eu não desejo consumir. Eu consigo preparar meu próprio prato, só preciso de condições, que é a acessibilidade. Um ambiente de alimentação, não é composto somente pelo buffet, é preciso verificar as mesas, cadeiras, espaço de circulação, caixa de pagamento, toalha da mesa, e vários outros itens, mas neste artigo, vou tratar mais especificamente do buffet. Se você precisar de acessibilidade em seu restaurante ou seu espaço de alimentação, a melhor coisa é contratar minha consultoria em acessibilidade.

Há dois pontos principais para se observas na acessibilidade de um buffet, e o primeiro ponto é a aproximação. O buffet sem acessibilidade, em sua maioria, possui um móvel fechado embaixo do plano, onde é oferecido os alimentos. Aproveitam esse espaço como um armário para guardar objetos, porém isso tira um espaço para aproximação ao buffet, e a comida acaba ficando longe, difícil para pegar. A melhor alternativa, é que o buffet seja vazado na parte de baixo, como uma mesa.

O segundo ponto é o alcance manual, dificultados pela altura e pela distância de onde são colocados os alimentos. As locais com mais dificuldade, são nos richos, que são aquelas espécies de travessas metálicas, aquecidas por baixo, sobrepostas na bancada, então o bocal desse equipamento fica ainda mais elevado. Com isso, fica praticamente impossível de ver o alimento, e muito difícil de pegá-lo, correndo o risco de derrubá-lo e sujar o ambiente e a própria pessoa, sem contar o risco de se queimar. Um buffet sem acessibilidade também pode causar acidentes graves.

Às vezes, o buffet tem ainda mais uma parte superior, como se fosse uma prateleira onde deixam temperos e outros tipos de alimento. Nesse local, não há como alcançar, difícil até para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, obesos e grávidas. Dependendo do móvel do bufffet, ele é bastante largo, onde algumas travessas de alimentos ficam no espaço central, longe das beiradas, e daí fica muito difícil alcançar por causa da distância, e se for um buffet sem acessibilidade, sem o espaço de aproximação, isso fica impossível. Muitos lugares colocam o atendimento como uma solução para esses tipos de problemas, mas isso não é acessibilidade.

O entendimento do que é acessibilidade e inclusão, às vezes fica confuso para as pessoas, mas de modo geral, a acessibilidade deve ser aplicada de forma a gerar condições para que a pessoa com deficiência execute as ações com autonomia, sem precisar de terceiros. Isso eu ensino em meu Curso Online Acessibilidade e inclusão. Se quiser mais dicas sobre acessibilidade, me siga no perfil do Instagram e assine meu canal do YouTube, e não deixe de acompanhar meus artigos do Blog.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });