Lubrificação ideal para seu equipamento. Sua cadeira de rodas ágil, limpa e durável.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

26 de agosto de 2022

Lubrificação ideal para seu equipamento. A manutenção de equipamentos, seja qual ele for, é fundamental para a durabilidade e bom funcionam. Então importante que a cadeira de rodas seja bem cuidada, assim como bicicletas ou qualquer outro acessório de tecnologia assistiva. E para eles, a importância da manutenção é redobrada, pois uma pessoa usuária permanente da cadeira de roda como eu, por exemplo, o equipamento é de extrema importância, pois sem ele não teria mobilidade.

É importante ressaltar, eu quando não se cuida adequadamente desses equipamentos, seja por preguiça ou economia, na verdade você está se sabotando, ou como dizem popularmente, dando um tiro no pé. Com um equipamento sem manutenção, o desempenho é menor, como um pneu vazio que roda com mais dificuldade que um pneu cheio. E sem cuidados constantes, a vida útil o equipamento é menor, então o equipamento como um todo ou peças específicas, podem ficar inúteis mais cedo do que o normal, e isso pode acabar saindo mais caro, no final das contas.

As manutenções mais constantes que eu faço em minha cadeira de rodas são a calibragem dos pneus, a limpeza da sujeira e a lubrificação das articulações e locais de fricção. Eu sempre enchia o pneu na bomba do posto, mas também tinha uma bomba manual em casa, até que consegui um compressor de ar para encher o pneu com mais facilidade e não precisar ir até o posto. A limpeza além de deixar a cadeira mais bonita, também retira a sujeira como poeira que podem acabar entrando nas frestas e buracos, e isso pode acabar deixando a cadeira mais dura ou emperrando alguns lugares.

A lubrificação, no começo me indicaram utilizar vaselina em pasta, que eu utilizei por bastante tempo, ou óleo líquido, que também no começo utilizava um óleo de máquina comum. Depois comecei a utilizar óleo de bicicleta, e por recomendações, passei a usar o WD-40 tradicional. Em todas essas opções, o resultado da lubrificação é bom, mas há um fator desagradável que é a sobra de resíduos do lubrificante. Ao longo do tempo, a poeira e sujeira se misturam com o lubrificante, formando um material escuro e pegajoso.

Eu dirijo e coloco e tiro minha cadeira de rodas no carro sozinho, desmontando as rodas laterais do quadro e colocando eles no banco de trás. Nessa operação, a parte da roda que fica encaixada no quadro, é uma das partes lubrificadas, e várias vezes quando ia colocar as peças pra dentro, essas partes esbarravam em mim ou na minha roupa, e daí ficava aquela mancha horrível, que não tinha como limpar a não ser botar pra lavar. Isso me incomodava bastante, principalmente quando eu estava saindo para ir para um evento ou reunião, e ia chegar marcado.

Até que num evento de construção, onde fui explorar materiais e soluções que tivessem a ver com a acessibilidade, encontrei um estande da WD-40, e fui conversar sobre essa situação da lubrificação suja. Eu já sabia que a empresa tinha diferentes tipos de lubrificantes, achei que todos eram parecidos, como um óleo que somente eram diferentes na composição química. Mas conversando com um dos diretores, ele entendeu meu problema e apresentou a versão Specialist Dry Lub em aerossol, que basicamente é um lubrificante seco antiaderente com PTFE que não atrai sujeira e prolonga a vida útil do equipamento.

Nessas características, por ser um lubrificante seco, ele não respinga, escorre ou fica sobrando. Com isso não gruda sujeira, que aliás, tem em sua fórmula, o PTFE (politetrafluoretileno), mesmo agente químico utilizado no Teflon, que gruda no local ao mesmo tempo que repele poeira e sujeira. Protege contra o desgaste e é indicado para locais onde há bastante atrito ou movimento. Também tem um bico flex, onde pode se borrifar com aqueles bicos tradicionais de spray, ou então aplicar com um bico fino e longo em forma de canudo, para aqueles lugares mais difíceis de alcançar e quando se quer uma aplicação mais precisa. É indicado, primeiro limpar o local onde o produto será aplicado, e depois agitar de 20 a 30 segundos antes de usar.

Se você quer mais dicas sobre as tecnologias assistivas existentes, como funcionam e como cuidar delas, me acompanhe no meu perfil do Instagram e no canal do YouTube, além deste blog. Se passear pelos conteúdos, irá encontrar muita coisa útil e interessante, além dos conteúdos que ainda estão por vir. É preciso saber escolher, aperar e manter as variadas tecnologias, então se precisar de um conhecimento especializado, contrate minha consultoria e te mostrarei o caminho certo, ou se prefere ter seu próprio conhecimento, então faça meus cursos online.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro: o token de acesso não é válido ou expirou. O feed não será atualizado.

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });