Enchendo o pneu da sua cadeira de rodas. Dicas para um aproveitamento ideal.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

18 de agosto de 2021

Enchendo o pneu. Cadeiras de rodas, geralmente utilizam pneus infláveis nas rodas traseiras. Ainda existem pneus dianteiros também infláveis, ou também pneus maciços dianteiros e traseiros, seja para cadeiras de rodas manuais ou motorizadas. Pneus maciços dão uma sensação maior de leveza e agilidade, porém não absorvem impactos, e trepidam muito em pisos irregulares.

Pneus infláveis amortecem as irregularidades do piso, como buracos ou ranhuras, mas é preciso uma manutenção constante. É natural que os pneus esvaziem, pois a pressão aplicada neles costumam sair pelo bico, em pequeno volume. Eu costumo encher o pneu a cada 14 dias, é o tempo médio que o pneu consegue ter um bom desempenho, depois disso, você já começa a sentir dificuldade em empurrar a cadeira.

Estamos acostumados a falar “encher o pneu”, mas na verdade vamos encher a câmara do pneu. O pneu em si, é a parte externa, mas por dentro dele tem uma parte inflável, então é um conjunto.

Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada. É a unidade de medida de pressão padrão da indústria inglesa e americana. É comum também aparece o BAR, que é outra unidade de medida de pressão, mas vamos considerar sempre o PSI, que popularmente é chamado de Libras.

Existem diferentes tipos de pneus e câmaras, por isso não é possível dar uma recomendação única da melhor calibragem. O conselho, é procurar a indicação que geralmente está escrita no próprio pneu. A variação da pressão para a calibragem é muito grande, por isso é preciso tomar cuidado.

Na imagem acima, há 4 exemplos de diferentes tipos de pneus e suas calibragens. Um pneu pequeno de uma cadeira motorizada, indica que deve inflar até 35 PSI, em seguida um pneu básico para orienta inflar até no máximo 75 PSI. Já um pneu esportivo, indica pressão de 110 PSI, e outro de alta performance mostra uma faixa de 85 a 145 PSI. No caso de pressão, o ditado “tamanho não é documento” tem tudo a ver, pois você sabia que um pneu enorme de carro, a indicação é em média de 35 PSI?

Quando preciso encher o pneu, geralmente vou em postos de combustível, pois nem sempre a bomba de ar fica num lugar tão acessível, e os frentistas sempre ajudam de forma bastante hospitaleira. Muitas vezes aproveito também quando vou abastecer o carro. Mas já enchi em lugares diferentes, como loja de materiais esportivos, e numa dessas vezes, até me serviu de socorro para consertar um furo no pneu.

Existem compressores de ar portáteis, que deixam a tarefa mais prática, porém os mais baratos são na maioria alimentados por uma fonte de 12 volts, que é aquela saída do carro, que antigamente vinha como um acendedor de cigarros. Eu já tentei comprar um adaptador, para conseguir conectar na tomada de energia elétrica de 110 volts, mas nenhum funcionou. Mas existem compressores portáteis que são preparados para ligar na tomada, um pouco mais caros, mas valem a pena para quem precisa desse tipo de serviço, como usuários de cadeira de rodas e ciclistas.

Mesmo assim, não deixo de ter em casa, uma bomba manual, daquelas de empurrar o ar com o braço. Ela tem uma adaptação, que é um tubo extensor flexível, que conecta o bico da bomba com o bico do pneu através de pontas rosqueáveis. Assim você tem mais flexibilidade e conforto para encher, pois não precisa ficar apertando a bomba no bico do pneu enquanto enche.

Manter o pneu sempre bem calibrado é essencial para o bom desempenho da sua cadeira de rodas. Pneus murchos prejudicam muito que a cadeira de rodas tenha leveza e agilidade, por isso é muito importante que você tenha o hábito de encher seus pneus regularmente. Assim como a indústria automobilística diz, que pneus murchos fazem seu carro gastar mais combustível, a analogia é parecida para a cadeira de rodas, pois ela fica mais pesada, e dai você terá que aplicar mais força nos seus braços e cansará mais rápido, ou então a bateria da sua cadeira motorizada irá acabar em menos tempo. Então marque em sua agenda e cuide da saúde se sua cadeira de rodas!

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Me identifiquei bastante com o que @raizacostaofficial disse no canal do YouTube Mais que 8 minutos de @rafinhabastos. Os brasileiros são muito carinhosos, mas por trás escondem uma falta de respeito enorme.

#pracegover #pratodosverem video mostra Raiza Costa sentada numa cadeira à esquerda e Rafinha Bastos sentado à direita, com uma mesa ao centro, e uma grande janela atrás, mostrando os prédios de Nova York

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #rafinhabastos #raizacosta #maisque8minutos #faltaderespeito #desrespeito #respeito
...

69 11

¡¡¡¡EMPEZAMOS UN MES DE PELÍCULA!!!! 🎉♿⛰️
-
La semana pasada apunt_media nos acompañó en una de nuestras rutas accesibles. ¿Has visto el reportaje?
-
LINK EN LA BIO⬆️⬆️⬆️🎞️🎥
-
¡¡¡Y a partir del lunes SE VIENEN MUCHAS SORPRESAS!!!
-
¿Te imaginas a algún ayuntamiento subvencionando nuestras rutas inclusivas para que sean GRATUITAS? 😊❤️🙏🏽
-
¡VA A PASAR!
-
¡¡¡¡LA SEMANA QUE VIENE TE LO CUENTO TODO!!!! 😝
-
#turismoadaptadov3 #somosv3 #viajesaccesibles #rutasaccesibles #sierradecalderona #turismoinclusivo #turismoaccesible #turismoadaptado #Valencia #olocau #silladeruedas #discapacidad #diversidadfuncional #movilidadreducida #disability #wheelchair #àpuntmèdia #inclusion #freedom #sinlímites #sinbarreras #accesibility #tetraplegic #wheelies #comunitatvalenciana #television #repost #reportaje #wheelchairlife #puravida
...

207 1

Estudo arquitetônico de uma residência adpatada para PCD #casaestreita #pcd #acessibilidade
➕ arquitetapage
Estudo: marismerk
.
.
.
#arquitetapage #aprendizdearquitetura #aprendarquitetura #arquiteta #arquiteto #arquiteturaeurbanismo #arquiteturadeinteriores #projetoarquitetonico #croquis #estudantedearquitetura #arquitecto #desenho #arqui #arquitetura #archi_students #arch_sketch #archisketcher #arch_grap #architecturestudent #arquitectura #arquitect #architecturelovers #desenhodeinteriores #architecture
...

661 3

Repost from advogadodosautistas

Olá, queridos amigos e seguidores! O post de hoje traz 5 coisas que não se deve dizer à pessoas autistas, o intuito principal é o de priorizar o desenvolvimento de suas potencialidades.

1) Dizer “Você não consegue”. Frases como essa, ouvidas por pessoas com TEA e possuem um entendimento mais literal do que é dito, podem atrapalhar o desenvolvimento de algumas habilidade, em especial relativas à motricidade básica, pois acharam que não são capazes de abrir uma embalagem, por exemplo;

2) Prometer e não cumprir. A partir do momento de promessas recorrentes como artificio para que as crianças tenham determinadas condutas, é normal que elas percam a confiança no interlocutor;

3) Responder pela criança. Em situações de conversação, ao invés de responder pela criança, incentiva a responder no tempo dela. Caso ela seja não-verbal você pode dá-la cards, pulseiras e fichas para utilizar na comunicação;

4) Perguntar sem dar opções. Por exemplo, perguntar “filho, você quer almoçar?”, a criança vai compreender que há a opção de dizer não a essa atividade cotidiana importante que ela necessita fazer. Substitua por gerar opções viáveis, por exemplo ” filho, você prefere frango ou peixe no almoço hoje?”;

5) Dizer mentiras. Mentiras como “Não vai demorar essa viagem”, “não vai doer essa vacina”, “Você vai gostar do seu primeiro dia de aula”. Mais uma vez, a quebra de expectativa gera ansiedade e decepção na criança.

Qual dica vocês gostariam de deixar por aqui? Compartilhem com seus contatos!

Romeu Sá Barreto de Oliveira

Advogado - Palestrante - Coautor de Livros sobre Direito dos Autistas - Coautor do PL 3768/2020 - Coautor de Vários Projetos de Leis sobre Centros de Referência - Criador do Curso Direito dos Autistas de A a Z e claro, PAI DE AUTISTA.

Advocacia especializada em Direito dos Autistas

Fonte: https://bit.ly/3Pl9hk1

#salvador #bahia #direito #direitodosautistas #TEA #inclusao
...

405 14

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

223 7

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });