Corrimão para os pés. Complemento ajuda na proteção contra quedas e acidentes.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

3 de novembro de 2021

Corrimão para os pés. A instalação de corrimãos é obrigatória de acordo com a norma de acessibilidade ABNT NBR 9050, mas algumas situações não são explicadas com tanta clareza e objetividade, e por isso acaba confundindo as pessoas, desde aquelas que estão aprendendo até aquelas que já tem um conhecimento relacionado, como arquitetos.

A necessidade do corrimão se dá principalmente em rampas e escadas, e servem principalmente para orientação de direção e apoio. Para pessoas cegas, o corrimão serve como um guia, e por isso é importante também possuir identificação, através das placas em Braille nas extremidades.

A necessidade do guarda corpo, que é uma proteção a meia altura, já está sendo bastante praticada em projetos de acessibilidade, mas ainda falta o que, comparativamente falando, seria o guarda pés, que seria a proteção a baixa altura. Mesmo com minha experiência em cadeira de rodas, uma vez eu quase tive um acidente por falta dessa proteção. Felizmente meu reflexo, força e equilíbrio ajudaram a escapar de um acidente, porém não são todas as pessoas que têm a mesma condição física que eu. E mesmo eu, quem sabe numa outra ocorrência como essa, poderia não conseguir reagir a tempo, e isso traria complicações para mim e também para o estabelecimento.

Um problema na instalação de corrimãos, é quando eles estão instalados através de pilastras no chão, e com isso acaba abrindo um espaço inferior, por onde cadeira de rodas, muletas e até mesmo os pés de uma pessoa, principalmente cegos, pode acabar passando. E se do outro lado do corrimão houver um desnível, a pessoa pode se desiquilibrar e cair.

Por isso este vão livre inferior também precisa de uma proteção nesses casos, como se fosse um corrimão para os pés. Podem ser idênticos à estrutura do corrimão, mas numa altura baixa, perto do chão, da forma como está demostrado no vídeo, ou também fazer uma espécie de mureta, no próprio chão, seguindo a linha do corrimão.

Existem rampas com uma das laterais abertas, e isso é um perigo muito grande, porém somente colocar um corrimão, da forma convencional como a maioria faz, também não evita totalmente a possibilidade de acidentes. Já vi também, lugares onde havia realmente uma mureta a meia altura, e depois o corrimão nesse mesmo modelo de pilastras, completava o resto.

Também já encontrei visitei um hotel, onde colocaram placas de vidro na lateral, para tampar esse vão interno, porém não acho uma boa idéia. Esteticamente fica muito bonito, mas caso uma cadeira de rodas se choque com o vidro, ele pode se quebrar e ainda cortar a pessoa. E este tipo de choque, não é algo difícil de acontecer.

Eu elaborei um conceito chamado Acessibilidade Funcional, que se baseia na prática, principalmente com as experiências das pessoas que utilizam a acessibilidade. Várias leis e normas são criadas sem conhecer os hábitos, preferências e dificuldades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e por isso muitas vezes são falhas ou até mesmo erradas. Ou como a NBR 9050, que é um quebra-cabeça, com uma série de itens, que quando juntados, podem apresentar conflitos, além de ser limitante e engessado, pois não mostra uma variedade de opções de acessibilidade. Para ensinar mais sobre a Acessibilidade Funcional, eu venho criando Cursos Online onde passo todo esse conhecimento mais avançado. Indico o Curso Online Acessibilidade e Inclusão como ponto de partida, para iniciantes ou mesmo para pessoas experientes, pois ali apresento fundamentos importantes que darão base e serão necessários para entender e continuar em outros cursos mais específicos.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });