Turismo Adaptado no Estilo Saúde. A minha primeira entrevista para a televisão.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

15 de abril de 2022

Turismo Adaptado no Estilo Saúde. Entrevista no programa Estilo Saúde da Rede Mulher com Solange Frazão, junto com Valquíria Ribeiro Barbosa, na época psicóloga da AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). Esta foi a minha primeira entrevista na televisão para falar sobre a acessibilidade no turismo, pois eu já tinha um destaque com a Turismo Adaptado, que já era um projeto em execução, mas que ainda não estava comercialmente formalizado, tanto que eu passei meu email pessoal para contato.

A gravação foi em janeiro de 2007, e vendo agora esse vídeo, eu estava perceptivelmente nervoso, minha fala está um pouco arrastada, tomando cuidado para falar certo e bonito. A minha linha de pensamento continua a mesma, mas o modo de falar mudou um pouco, o que é normal. Eu falei algumas palavras que hoje não caberiam tão bem, mas que na época era a forma correta, como por exemplo, pessoa portadora de deficiência. Por isso as pessoas devem tomar cuidado com materiais antigos, o que também acontece com leis e normas que não estão atualizadas. Esse termo ultrapassado de portadores de deficiência, ainda consta em algumas leis, e por isso pode se entender, que é a forma correta, uma vez que está em um documento oficial.

Citei problemas que continuam até hoje, como a dificuldade de se avançar com a acessibilidade, pois empresas não tem um estabelecimento acessível, porque não recebem a visitação de pessoas com deficiência, e estas pessoas, por sua vez, não visitam os estabelecimentos porque não há acessibilidade.

Outra questão importante que citei, e continuo citando até hoje, é a importância da pessoa com deficiência participar da vida social, indo a locais culturais, restaurantes, parques, para que sejam percebidos como clientes ou frequentadores, e quando não houver uma acessibilidade adequada, notificar ao responsável do local. Eu vejo as pessoas com deficiência de São Paulo, com muito mais iniciativa de exigir seus direitos, e como consequência, uma evolução bem maior do que outras cidades do Brasil.

Atualmente, já bem mais experiente, tenho uma fala mais segura, aprendi a enfrentar as câmeras e platéias, que era uma coisa que eu tinha bastante dificuldade, mas ainda sinto um frio na barriga quando estou sendo observado. Passei por todas os canais de televisão abertos, alguns que até já não existem mais, e outros canais internacionais, além de emissoras de rádio, revistas, jornais e sites, e só consegui enfrentar tudo isso porque eu assumi uma missão para o meu trabalho, seja onde fosse atuar, mas que eu iria fazer o melhor para incluir as pessoas com deficiência na sociedade.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });