Teatro interativo inclusivo. Adaptando a arte para o lazer de pessoas com deficiência.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

13 de abril de 2022

Teatro interativo inclusivo. Eu sempre digo que a arte deve ser livre, que o artista ou autor não precise pensar em criar uma obra com acessibilidade, a não ser que seja uma vontade espontânea dele, mas que isso não seja uma exigência e que sua criação possa fluir livremente sem nenhuma regra. A acessibilidade deve sim existir, mas esta deve ser criada em cima da obra criada pelo artista.

Há diferentes tipos de arte, mas também há diferentes tipos de tecnologias assistivas que podem tornar o material ou experiência em algo acessível e inclusivo. Certa vez eu fui assistir uma peça chamada Valsa #6, um espetáculo baseado na obra de Nelson Rodrigues e que promove uma experiência sensorial. Quando você chega na recepção do teatro, recebe um macacão branco com capuz e uma máscara, acessórios que fazem parte da interatividade do espetáculo. Eu recebi um macacão convencional, o que na peça de roupa não há problema algum, mas a seria muito difícil vestí-lo, pois não havia um lugar adequado para isso, e trocar de roupa sentado na cadeira de rodas não é para qualquer um.

Eu até tinha perguntado se não havia algo adaptado para mim, mas inicialmente disseram que não. Então questionei qual a necessidade da roupa, e se isso poderia interferir na minha experiência com o espetáculo, e disseram que não havia nenhum problema se eu não quisesse vestir. Porém isso também não é agradável, pois você vê todo mundo vestido e somente você sem a vestimenta que faz parte da experiência, então se sente como um peixe fora d’água. Mas pouco tempo depois, a produção veio falar comigo e disse que tinha sim, uma roupa adaptada. Era algo parecido com um avental de barbeiro ou uma capa de chuva branca e com capuz, então felizmente pensaram em adaptações para a inclusão.

Foi algo que me deixou contente, mas achei que houve falhas na comunicação. Primeiro na comunicação com o público, pois seria bem melhor que essa informação, que havia acessibilidade no local e no espetáculo, estivesse junto com a divulgação geral. Se uma pessoa soubesse da necessidade da vestimenta, poderia ficar inibida ou até mesmo desistir de ir, caso fosse procurar informações sobre a acessibilidade e não encontrar. Lembrando que nem todos tem iniciativa de entrar em contato com a produção, então a informação da acessibilidade precisa ser de fácil acesso, no site ou materiais distribuídos ao público.

Teatro interativo inclusivo. Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas ao lado de uma pilha de entulhos com madeiras, telhas e ferragens com uma frase pintada por cima. A foto foi tirada de um ângulo superior, portanto se vê esse cenário de cima para baixo.

Este mesmo tipo de critério, que a arte deve ter sua criação livre pelo artista, também serve para outras situações. Por exemplo, certa vez eu vi uma criação artística no Museu da Língua Portuguesa, que era um amontoado de lixo, com latas, caixas, ferragens e todo o tipo de descarte possível, e que você subindo numa escada instalado ao lado dessa obra, olhando de um ponto específico indicado do alto dessa escada, sinalizado por uma argola de metal, conseguiria ver uma frase poética pintada no monte de lixo, de não seria possível de ver na parte de baixo. A idealização dessa obra foi feita assim, sem pensar em como um cadeirante conseguiria subir por essas escadas.

Então eu pedi que alguém subisse na escada e tirasse uma foto desse ponto de visão, para que eu conseguisse visualizar a frase. Até poderia colocar uma plataforma para que eu subisse, mas dependendo do local e situação, isso pode não ser possível. Então é com criar alternativas, mesmo que elas não sejam uma solução perfeita, mas que pelo menos não nos deixe fora da brincadeira. Uma audiodescrição para cegos, já que a obra não pode ser tocada, e mesmo se fosse, nessa obra especificamente, também não seria possível identificar pelo tato as letras pintadas.

A interatividade é uma iniciativa muito boa, que quando existe e está adequada, trazem uma alegria extra com um sentimento de inclusão. Mas numa situação em que a interatividade não está acessível e inclusiva, a decepção também pode ser ainda mais forte, e gerar grandes tristezas e revoltas. Sempre é possível criar a interatividade inclusiva, mas é preciso conhecer o publico para quem ela será feita, caso contrário a coisa pode dar errada. Eu me lembro da brincadeira do amigo secreto, ou amigo oculto, onde na versão mais tradicional, através de um sorteio, você deve dar um presente para uma pessoa que quem sabe você não conheça. Por conta disso, a probabilidade de comprar um presente inútil é grande, como acontece comigo na maioria das vezes.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });