Autonomia sem acessibilidade? Entenda por que a autonomia limitada não faz sentido.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

20 de abril de 2022

Autonomia sem acessibilidade? Usamos a palavra autonomia quando queremos indicar que a pessoa tem a liberdade de tomar decisões e capacidade de realizar ações, ambas sem precisar da ajuda de terceiros. Em alguns casos, a acessibilidade não vem acompanhada de autonomia, e isso pode criar dificuldades e problemas. Um exemplo bastante comum, são as plataformas elevatórias, quando elas precisam ser operadas por funcionários, ao invés de funcionar de forma autônoma como um elevador.

A autonomia precisa ser para todos, assim como a acessibilidade. Uma autonomia somente para quem consegue decidir e fazer as coisas sozinho, não faz sentido. O problema é que a acessibilidade e a inclusão nem é colocada em consideração em muitos projetos, e por isso no pensamento de quem criou o projeto, é sim autônomo.

Coloco como um estudo de caso, a Zaitt que se posiciona como uma loja autônoma. A proposta é uma loja sem funcionários, automatizada, para que você faça suas compras sozinho. Para isso, ela possui um aplicativo próprio, onde você cadastra seus dados pessoais e seu cartão de crédito ou débito, de onde será feito o pagamento. Na porta de entrada há um código QR, que deve ser escaneado para abrir a porta e identificar quem está entrando.

No interior da loja, todos os produtos também possuem um código QR, que deve ser escaneado quando for fazer a compra. É algo semelhante a uma loja virtual, onde você escolhe o produto e coloca a quantidade, se for comprar mais de um. Terminada a seleção dos produtos, encerra a escolha e efetua o pagamento. Ainda há uma cafeteira e um forno de microondas, caso queira esquentar algum alimento alí mesmo. O interior é vigiado por câmeras, e para sair, você deve novamente escanear o código QR da porta.

É bastante prático, mas a ausência de funcionários também tem seu lado negativo. Alguns produtos ficam em prateleiras altas, impossíveis de alcançar por uma pessoa em cadeira de rodas, por exemplo, e daí não há funcionários para ajudar. O local até possui um telefone para pedir ajuda, mas seria somente uma ajuda à distância, o que não adiantaria.

Não é uma loja autônoma também para pessoas com deficiência visual. Um cego, não saberia onde está o código QR da porta, e depois não teria alguém para ajudar na localização e descrição dos produtos, e daí novamente a falta que um funcionário presente faz. Até mesmo para pessoas com deficiência auditiva, pois caso um surdo queira perguntar alguma coisa, se o atendimento virtual for por voz, não serviria. Eu tentei solicitar ajuda, segundo as instruções no local, mas não consegui, pois não dava conexão.

Então chamar o local de autônomo, não acho correto. Acho que chamar de automatizado, seria uma descrição mais coerente, pois a palavra autônoma remete à uma questão de independência, o que não acontece no local. Muita coisa poderia ser melhorada, algumas com ações muito simples, fáceis e baratas, mas é com um olhar experiente que isso é possível. Essa foi uma abordagem para mostrar um pouco meu trabalho, de como eu trato a acessibilidade baseada na prática. Muitas dessas questões que eu coloquei aqui, não estão presentes em normas de acessibilidade, são itens que requerem uma análise da situação. Para quem estiver interessado em ter uma acessibilidade funcional, procure minha consultoria, ou se quiser aprender para trabalhar na área, dê uma olhada em meus cursos online.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });