Terminologias para Deficiências e Acessibilidade. Conheça as palavras politicamente corretas.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

22 de abril de 2022

Terminologias para Deficiências e Acessibilidade. Os nomes utilizados para denominar objetos, atitudes e pessoas relacionadas à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, são bastante variadas. Podem ser termos técnicos como “úlcera de pressão”, mais conhecida popularmente como ”escaras”, e também palavras diferentes utilizadas pela própria comunidade para nomear um mesmo assunto ou objeto, como por exemplo o cateterismo ou a sondagem. Considero isso, praticamente um regionalismo entre grupos de uma comunidade.

Há também os termos que mudam com o tempo, pois os critérios, comportamentos e forma de pensar mudam, e com isso, as palavras acompanhas essa mudança. Um exemplo interessante é do nome da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiência), que no começo a sigla significava Associação de Assistência à Criança Defeituosa. Com a evolução da sociedade, o termo “defeituosa” se tornou pejorativo, então o nome mudou, mantendo a mesma sigla, mas agora com a letra D final, significando “deficiente”.

A ONU (Organização das Nações Unidas), na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 2006, estabeleceu que “pessoa com deficiência” é o termo correto a ser utilizado mundialmente, acabando assim com a confusão entre termos usados como “portador de deficiência”, “pessoa com necessidades especiais”, entre outros. A explicação, é que não podemos negar a deficiência, mas antes dela, somos uma pessoa, então assim a nomenclatura do termo ficou como pessoa com deficiência.

Algumas expressões se tornaram populares, como a palavra “cadeirante”, querendo descrever uma pessoa com deficiência que utiliza cadeira de rodas. Nem tão popular assim, e que às vezes soa estranho para quem não está acostumado, a palavra “andante” é utilizada para quem anda, e a palavra “muletante” para quem anda com auxílio de muletas.

Muitas pessoas, por falta de informação, ainda costumam falar “surdo-mudo” para se referir aos surdos, porém isso são duas deficiências distintas, e o surdo não necessariamente é mudo. Ele só não consegue articular bem as palavras, porque não tem o retorno sonoro. Utilizar essa palavra chega a ser considerado como uma ofensa pela comunidade surda.

Também por bastante tempo, as pessoas com deficiência intelectual eram chamadas de “mongolóides”, e isso chegou a causar problemas de alcance internacional. A Mongólia é um país, que faz fronteira com a China e a Rússia, e o Mongol, aquele nascido na Mongólia, tem os olhos amendoados, e por isso colocaram como uma semelhança com as pessoas com Síndrome de Down, e daí surgiu a palavra mongolóide. Isso soou como uma ofensa, e o governo da Mongólia pediu uma retratação ao governo brasileiro.

Ainda seguindo pela linha de palavras bastante utilizadas no passado e que tinham uma conotação pejorativa, o termo “inválido” passava uma imagem de que a pessoa, por causa da sua deficiência, não tinha valia, pois não conseguia ser ativo ou útil para a sociedade. Em parte, tem uma certa razão, mas devido à falta de acessibilidade e ao preconceito das pessoas, então realmente ficava difícil que as pessoas com deficiência fossem presentes e participantes.

Quando o assunto é acessório e equipamentos para acessibilidade, tecnicamente conhecida como tecnologia assistiva, também acontecem confusões. Um exemplo é chamar de “cadeira elétrica” quando se quer referir à cadeira de rodas movida por um sistema elétrico, mas o nome certo é cadeira motorizada. Mas cadeira elétrica era um instrumento utilizado para a aplicação da pena de morte nos Estados Unidos, onde o condenado era imobilizado em uma cadeira e recebia altas descargas elétricas de 2.000 volts até a morte.

As pessoas tem o costume de chamar de “perna mecânica”, quando uma pessoa utiliza um equipamento para substituir a perna que foi amputada ou complementar uma perna com malformação. Mas o correto é chamar de prótese de perna, pois este é o nome utilizado tecnicamente e popularmente entre os usuários.

As terminologias utilizadas para nominar deficiências e acessibilidade são inúmeras. Algumas são criadas para facilitar os nomes técnicos originais, como por exemplo, a osteogênese imperfeita foi apelidada de “ossos de vidro”, pois é uma doença rara que causa uma grande fragilidade dos ossos. É normal que novos nomes ou apelidos apareçam à medida que o assunto vai ficando mais popular, mas sempre é bom verificar sua utilização correta, para que não crie desconforto, como já aconteceu na fala da ex-presidente Dilma Rousseff na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa, onde falou “portadores de deficiência” para uma plateia de pessoas com deficiência e foi vaiada ao vivo.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });