Programa DiverCidade. A Rede Câmara SP pela inclusão.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

30 de agosto de 2023

Programa DiverCidade

Programa DiverCidade. A acessibilidade e a inclusão são temas muito importantes para a sociedade, e atentos à essa questão, a Câmara Municipal de São Paulo, que possui um canal no YouTube, a Rede Câmara SP, onde produz matérias importantes e informativas, e dentro de rua rede, tem o programa DiverCidade, que completa 10 anos de existência.

Um dos pioneiros no Brasil quando falamos em inclusão, o programa tem como foco principal mostrar as possibilidades que pessoas com deficiência têm em todos os campos de atuação. Atualmente, só no Estado de São Paulo, existem 9 milhões de pessoas com deficiência, segundo a Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência.

Ao longo desta jornada de mais de 300 edições, o programa DiverCidade recebeu importantes representantes da causa PcD, como médicos, advogados, fundadores de projetos incríveis na área do esporte, influenciadores digitais, pessoas do meio artístico e também aqueles que batalham pela inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A primeira edição do programa foi ao ar em 2013 com o propósito de reforçar a importância de todos terem acesso aos seus direitos. O projeto conta ainda com recursos de acessibilidade, como libras e audiodescrição.

Atualmente, o programa DiverCidade vai ao ar todas as sextas-feiras, às 13h, na Rede Câmara SP (Canal 8.3 Digital) e no canal da Câmara no YouTube. A cada episódio, os apresentadores cadeirantes Suellen Gonçalves e Roberto Rios recebem convidados para falar sobre os mais diversos aspectos, como acessibilidade, cultura, saúde e educação. Tudo pela ótica de pessoas com deficiência, o que enfrentam e o que mobilizam na sociedade.

Roberto Rios, apresentador do programa DiverCidade desde a sua estreia, externou sua alegria em fazer parte desta comemoração e destacou o papel do programa na luta contra o capacitismo e a desinformação. “O DiverCidade, pra mim, é uma missão. Eu acho maravilhoso poder ajudar, esclarecer, derrubar preconceitos e melhorar o mundo, nem que seja só um pouquinho”. E ainda acrescentou. “A credibilidade tem que ser total, por isso entendo que devemos levar informações úteis, éticas e de muito conhecimento. Afinal, o programa é para todos”.

Já para Suellen Gonçalves, que está à frente do programa há apenas um ano, a responsabilidade é grande. “Não sou apenas alguém que entrega uma mensagem de inclusão, mas alguém que sempre vivenciou a importância dela e a falta que ela pode fazer para as pessoas com deficiência”, disse.

E a entrevista do Programa DiverCidade com Ricardo Shimosakai abordou, além do turismo acessível, que é sua especialidade, outros assuntos que tem a ver direta ou indiretamente com a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. Em uma das suas críticas, mencionou que o exagero de benefícios que existem, como isenções e descontos, pode prejudicar a imagem da pessoa com deficiência, como alguém que precisa de caridade para participar da sociedade, e não como um cidadão consumidor.

Em cima disso, dá o recado, que é preciso arrumar a educação inclusiva, para que todos tenham oportunidade de conseguir uma formação, e depois regularizar a inclusão no trabalho, pois assim as pessoas com deficiência irão conquistar seu próprio dinheiro, e dessa forma poderão pagar por ingressos de um teatro, por exemplo, ao invés de ficar esperando por doações.

Com esses pontos de vista, Ricardo Shimosakai tem conseguido emplacar projetos de sucesso com sua consultoria em acessibilidade, além de mudar comportamentos através de seus treinamentos. Uma personalidade bastante requisitada para palestrar em eventos, possui cursos online com conceitos diferenciados, frutos de anos de experiência prática e muita troca de idéias com outras pessoas com deficiência. Também é professor em cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA, e agora enfrenta seu novo desafio como Mestrando em Turismo pela Universidade de São Paulo. Seu perfil do Instagram e o canal do YouTube servem como uma vitrine para demostrar todas as suas iniciativas e demonstrar todo o seu conhecimento.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });