TV Câmara SP é um canal de televisão aberta e por assinatura brasileiro pertencente à Câmara Municipal de São Paulo. Ela é composta por diferentes programas, procurando abordar diferentes assuntos de importância para a informação do cidadão. Dentre eles, o programa ‘Diversidade’, apresentado por Roberto Rios, aborda assuntos relacionados à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

O programa Diversidade convidou Ricardo Shimosakai, Diretor da empresa Turismo Adaptado, para falar sobre o panorama da acessibilidade no turismo, contando suas experiências pessoais como empresário e também turista, além dos trabalhos realizados pela empresa.

Foi abordado a importância de um bom planejamento de viagem, através de informações confiáveis, ou por intermédio de profissionais experientes que realmente conheçam o universo da pessoa com deficiência e as particularidades do turismo.

Shimosakai também criticou a falta de preparo para a acessibilidade dos estabelecimentos turísticos, o que limita a oferta de produtos turísticos, ou em casos pontuais, a escolha de um hotel ou passeio. Também citou a diversidade de pessoas que procuram um atendimento mais específico, para necessidades que a maioria da agências de viagens, não está preparada para atender, e por isso, abre uma enorme oportunidade de negócios.

Veja a entrevista completa acessando o vídeo abaixo. Como empresário, você terá uma visão maior das possibilidades que podem ser trabalhadas com o turismo acessível, e como turista, irá enxergar que mesmo com as dificuldades existentes, ainda há diversas oportunidades para serem aproveitadas.

" });