Podcast Acreds Cast bate-papo sobre acessibilidade e turismo

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

12 de julho de 2023

Podcast Acreds Cast. Eu fui convidado para participar do Podcast Acreds Cast, o podcast da Acreditando, aonde fui entrevistado por Felipe Costa e Thalyta Souza. O Acreditando é um centro de reabilitação e exercícios inaugurado em 2010, que trouxe conceitos internacionais de tratamento, além de ter também uma metodologia própria. Esse conhecimento foi trazido pelas experiências de tratamento da lesão medular de Felipe Costa no exterior. Thalyta Souza é uma das fisioterapeutas do Acreditando, e pela sua facilidade de comunicação, também atua nesse setor de comunicação.

Os diferenciais de sucesso que eu enxergo no Acreditando, é ser comandado por uma pessoa com deficiência que entende as necessidades do público alvo, e ter passado por experiências de alto nível no exterior. Além disso, a Acreditando está sempre em contato com o público, através das redes sociais, canais de informação como o Podcast Acreds Cast, e participam de várias feiras e eventos. Além disso, ministram cursos para compartilhar seu conhecimento e formar novos profissionais. Tem bastante a ver com o que eu também faço, só que no meu segmento de trabalho. Inclusive, eu e Felipe já estivemos juntos em reportagens, como a matéria “Sem limites para empreendedores com deficiência” da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

 

Podcast Acreds Cast

Na entrevista do Podcast Acreds Cast, contei minha história como pessoa com deficiência e meu trabalho como especialista em acessibilidade, inclusão e turismo. Comentei sobre minhas inúmeras viagens, vivenciando diferentes experiências, conhecendo milhares de pessoas, sempre de olho na acessibilidade e inclusão.

Thalyta pediu para que eu indicasse países do exterior, com uma bos infraestrutura para receber turistas com deficiência. Eu citei a Alemanha, pois o Ministério do Turismo Alemão, trabalho a questão do turismo acessível com seriedade. Inclusive eu já fui convidado algumas vezes por eles, para conhecer o destino, e fazer um trabalho de divulgação. Eu sempre cito o exemplo de um ônibus rodoviário acessível, onde fiz passeios com vários outros cadeirantes, pois possuía plataforma elevatória, espaço interno e até banheiro acessível.

Outro lugar que mencionei para os espectadores do Podcast Acreds Cast, foi a Espanha, com destaque para a Fundação Once, uma organização com foco na acessibilidade e pessoas com deficiência. Eles tiveram a iniciativa, junto com a Organização Mundial do Turismo, na elaboração da ISO em Turismo Acessível, que inclusive, estou junto com um grupo da ABNT fazendo a tradução dela. Eu também fui convidado para conhecer e palestrar na Espanha. Um destaque que costumo dar como exemplo, é a preparação que Barcelona fez para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A cidade foi transformada, e se tornou uma referência em acessibilidade, e isso sim é deixar um legado.

Felipe me perguntou sobre destinos com neve, e eu disse que havia tido a experiência de esquiar na neve em Bariloche, na Argentina. Existem organizações voltadas para a prática do esqui adaptado, que é inclusive, uma modalidade dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Também andei de trenó, puxado por Husky Siberiano, remei num lago natural com piquenique no final, e ainda fui conhecer San Martin de Los Andes, uma cidade na região que tem um projeto de acessibilidade para o destino.

Conheci uma história incrível de um rapaz com Síndrome de Down, que esquia muito bem. Ele disse que fica muito feliz na temporada de neve, pois como ele usa aqueles óculos grandes e espelhados para proteger a visão do reflexo da luz na neve, ninguém vê seus olhos e não percebem que ele tem Síndrome de Down, e por isso, muitos turistas pedem ajuda e informações para ajeitar os equipamentos de esqui.

Essas são algumas das inúmeras experiências que eu coleciono pelo mundo afora, e que compartilhei no Podcast Acreds Cast. Viajar para mim, não é só diversão, na verdade, geralmente vou à trabalho, para explorar as oportunidades de acessibilidade e trocar informações dom outros profissionais e empresas que trabalham com a pessoa com deficiência. Essa enorme bagagem de conhecimento, eu utilizo para aplicar em minha consultoria em acessibilidade. Costumo dizer que os problemas de acessibilidade são iguais em todo o mundo, mas alguns lugares já desenvolveram, testaram e validaram soluções, por isso a importância da troca de informações.

Mas não guardo esse conhecimento somente comigo, e quero que outras pessoas e profissionais aprenda, por isso tenho meus cursos de formação, onde ensino tudo isso. Mas não só a acessibilidade nos lugares, para ter uma boa experiência, é preciso ser bem tratado, de forma inclusiva e segura, e isso eu ensino em meus treinamentos. Nos vários eventos onde eu palestro, quero chamar a atenção mostrando essas boas iniciativas. E se você quiser ver mais informações interessantes, me siga no perfil do Instagram e no canal do YouTube.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });