Referência em acessibilidade no turismo, Rede dos Sonhos.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

14 de fevereiro de 2024

Referência em acessibilidade no turismo. Muitos empresários não acreditam que a acessibilidade seja um motivo para alavancar seus negócios, ou no mínimo trazer bons resultados. Há também aqueles que até acreditam que possa dar bons resultados, mas não tomam nenhum tipo de iniciativa. Este artigo é para mostrar que essas pessoas estão perdendo dinheiro, além de estar descumprindo a legislação, ou seja, ficar sem acessibilidade pode dar prejuízo, através de multas e na solução de problemas menores.

Eu trago como um caso de sucesso, um empreendimento que é uma referência em acessibilidade no turismo, mas pode ser visto como uma referência para qualquer área, por acreditar na acessibilidade, investir de forma profissional e pelos resultados invejáveis a qualquer tipo de negócio. A Rede dos Sonhos, que se tornou uma rede de Hotéis Fazenda, justamente pelo seu crescimento, fica localizada na cidade de Socorro, interior do Estado de São Paulo.

Eu acompanhei toda a trajetória, desde o começo com os estudos para a implantação da acessibilidade, e desde então participo de várias ações no empreendimento até chegar ao status de referência em acessibilidade no turismo. O sucesso foi alcançado graças às orientações de profissionais experientes em acessibilidade e inclusão, e minha consultoria tem justamente essa finalidade, levar o empreendimento ao sucesso com as melhores orientações.

Referência em acessibilidade no turismo

Veja alguns dos vários prêmios que os empreendimentos da Rede dos Sonhos já ganharam em função do trabalho feito pela acessibilidade, e com isso certificam o empreendimento como uma referência em acessibilidade no turismo:

Prêmio Sentidos 1008
Prêmio Superação Empresarial 2008 (Sebrae)
Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (2008, 2011 e 2012 para todos os hotéis)
Comenda Ambiental São Lourenço 2014
Selo Verde 2009, 2010 e Sustentável 2011 (Quatro Rodas)
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade (2012, 2014 e 2017)
Prêmio Direitos Humanos 2014 – Ministério dos Direitos Humanos
Prêmio World Responsible Tourism Awards 2014 – WTM London
Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade 2015
Prêmio Eco Líderes tripadvisor 2015
Prêmio Nacional de Turismo 2018 – Ministério do Turismo
Prêmio Eco Brasil 2018 – Câmara de Comércio dos Estados Unidos
Prêmio Brasil Natural 2019 – ABETA
Prêmio pela contribuição para o desenvolvimento do turismo sustentável 2020/22 – Braztoa

Certificado de Excelência 2022 – Best of the best tripadvisor
Certificação em Sistema de Gestão de Segurança para Atividades de Aventura – ABNT NBR ISO 21101:2014
Certificação em Acessibilidade em Edificações Hoteleiras – ABNT NBR 9050
Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade
Prêmio World Company Award (WOCA) 2017
Prêmio Top Destinos 2018, 2019 e 2021 – ADVB e SKAL

Assim como eu, José Fernandes é um palestrante internacional, inclusive nós já palestramos algumas vezes juntos. Veja a palestra dele num evento do Sebrae, e no final da apresentação, eu faço a seguinte pergunta “Qual o peso que a acessibilidade e a inclusão têm no sucesso do seu negócio?”, e daí a resposta foi a seguinte:

Então… na verdade, o Ricardo a gente já conhece ele a muito tempo, ele é um dos grandes batalhadores da acessibilidade aqui no Brasil, dá palestras não só no Brasil mas no exterior, ele nos ajudou muito em avaliações que são feitas internamente, ele já esteve conosco várias vezes, e eu sempre tenho dito o seguinte:

Olha, eu comecei tendo o Campo dos Sonhos, foi dando resultados e a gente montou o parque (Parque dos Sonhos). Mas a partir de 2005, com esse projeto (projeto de acessibilidade), alavancou tanto o negócio que a gente conseguiu construir mais 2 hotéis, e às vezes as pessoas perguntam, “mas como é que você, um empresário que não tinha outros tipos de recurso, sempre fez tudo com recurso próprio, como é que você conseguiu crescer?”

Eu digo, acessibilidade, foi talvez, o maior responsável por ter feito o meu negócio dar certo. Porque poucos lugares no Brasil, tem essa oferta para esse segmento, e por ter poucos locais que as pessoas com deficiência podem ir e fazer coisas com segurança, nós passamos a ser uma referência no mercado e o pessoal falava: “ah, eu não invisto em acessibilidade porque não vem deficiente”.

É a mesma coisa que você montar uma loja e só por roupas para adultos. “Ah, eu não invisto em roupas para crianças porque não vem”. Ah, você não pôs o produto lá! Se você tem o produto para deficientes, você vai na feira de deficientes, tem site para pessoas com deficiência, a gente participa de tudo quanto é evento de pessoas com deficiência, vai um monte de gente e fica sabendo da gente, e vai lá se hospedar em nossos hotéis.

Muitos deficientes hoje, inclusive às vezes, têm dificuldade em encontrar vagas lá, conosco, porque tem muito pouco hotéis realmente oferecendo acessibilidade. E você ser pioneiro dentro de uma área, a alavancagem econômica que nos deu, e é o que eu falei, eu investi, pensei socialmente e tive resultado econômico. Quer dizer, às vezes a gente atira para um lado e acerta o outro que a gente nem imaginaria que ele pudesse ser a grande alavancagem do seu resultado, e a acessibilidade foi essa alavancagem.

Eu cito o caso de sucesso da Rede dos Sonhos em meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão como uma referência em acessibilidade no turismo, além de outros empreendimentos que ajudam a exemplificar a força que a acessibilidade tem.

Outra coisa importante, é a reciclagem de conhecimento, os funcionários precisam estar sempre treinados, e isso deve ser feito periodicamente, pois novidades surgem, e novos funcionários são contratados que ainda não conhecem sobre o assunto. E José Fernandes já me sinalizou para dar um treinamento para sua equipe este ano. Para mais informações valiosas, siga o perfil do meu instagram, meu canal do YouTube e acompanhe os artigos do meu Blog.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Houve um problema com seu feed do Instagram.

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });