Faixa de perna para cadeirantes. Segurança e conforto num simples acessório.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

15 de julho de 2022

Faixa de perna para cadeirantes. A cadeira de rodas é um equipamento essencial para muitas pessoas que não conseguem andar, como pessoas com lesão medular, paralisia cerebral, poliomielite, idosos entre vários outros. Mas existem acessório complementares, que podem ser muito importantes, e que dependendo da condição física, oferecem conforto e segurança, itens essenciais para um usuário frequente ou permanente da cadeira de rodas.

A faixa de perna, também conhecida como faixa de panturrilha, não faz parte da estrutura da cadeira de rodas, pois não é um ítem essencial para o funcionamento do equipamento, mas pode ser essencial para o usuário. Por isso não vem instalada na cadeira de rodas, é adquirida à parte. A principal função é que não deixe que a perna do cadeirante, escape do apoio de pés e vá para trás, o que pode causar ferimentos e acidentes pelo desiquilíbrio causado.

É um acessório de simples confecção, geralmente feita com uma faixa de material sintético como o nylon, com largura aproximada de 5 centímetros, comprimento aproximado de 80 centímetros e velcros nas duas pontas. Ela é fixada nos dois tubos que dão sustentação ao apoio de pés e rodinhas dianteiras, na altura da panturrilha, ou logo abaixo da batata da perna. Dessa forma, a faixa cria uma espécie de cerca, que impede que a perna vá para trás. A Reapta fabrica a faixa de panturrilha, com um adicional de uma espuma fina, para dar ainda mais conforto.

Para mim, este é um acessório essencial e permanente, pois sem ele, com certeza minha perna escorrega pra trás, e isso já me causou machucados e acidentes, no começo da lesão, quando eu ainda era inexperiente. Certa vez, eu estava tocando minha cadeira e não percebi que um dos meus pés tinha saído do apoio e estava arrastando no chão. Ainda bem o machucado foi leve, mas não queremos nos machucar de forma alguma, por mais leve que seja.

A cadeira de rodas é, dependendo da pessoa, um equipamento mega importante. E por isso eu sempre escolhi as melhores opções, e os melhores acessórios, afinal eu uso ela todos os dias, e sem ela não teria condições de fazer a maioria das coisas que eu consigo. Então o dinheiro investido, para se ter conforto, segurança e esteticamente bonito. Vale muito a pena. Uma cadeira de rodas de qualidade e bem equipada, reflete no seu desempenho e qualidade de vida. E dependendo, nem vale a pena economizar, pois equipamentos mais baratos, geralmente são mais frágeis e duram menos, ao contrário de equipamentos de qualidade que duram vários anos. Você pode cair na armadilha de ter que comprar o mais barato, mas várias vezes, e isso pode sair caro.

No Brasil, muitas pessoas nascem com deficiência ou adquirem ela ao longo da vida, ou por questões de doença ou idade, também passam a utilizar uma cadeira de rodas. Porém existem poucos centros de reabilitação ou locais de orientações para que os usuário aprendam como utilizar esse equipamento da melhor forma. Eu mesmo aprendi muito no começo, com dicas e conselhos de amigos cadeirantes experientes, e depois com minha experiência própria. Então agora eu quero ensinar e passar o que eu aprendi desde 2001, passando por diversas situações e conhecendo inúmeros equipamentos. Aqui no blog, já publiquei artigos que falam sobre a manutenção de cadeira de rodas, qual a melhor maneira de encher o pneu da sua cadeira de rodas, como consertar almofada furada entre diversas outras dicas muito importantes. Para ficar por dentro de tudo isso, acompanhe também meu perfil no Instagram e meu canal do YouTube, onde há outros assuntos muito valiosos para você!

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro: o token de acesso não é válido ou expirou. O feed não será atualizado.

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });