Curva de rampa. As melhores dicas para aprender projetá-las com acessibilidade.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

11 de janeiro de 2023

Curva de rampa. Quando a rampa é reta e curta, tudo é mais fácil. Mas dependendo do lugar, é necessário fazer uma rampa mais comprida, para conseguir uma inclinação mais suave. Alguns lugares tem espaço suficiente para construir uma rampa reta e longa, mas em muitos lugares, será preciso “dividir” essa rampa, em lances mais curtos, para aproveitar melhor o espaço disponível. A rampa continua sendo uma inclinação única, mas quando a gente “dobra” ela, algumas curvas ou retorno irão surgir. Eu sempre procuro indicar rampas ao invés de plataformas, pois rampas são mais baratas, mais fáceis de implantar, baixo custo de manutenção e oferecem mais autonomia, veja tudo isso no meu artigo Vantagem de usar rampas.

Para qualquer rampa comprida, é necessário de uma área de descaso, pois nem todos conseguem subir essa inclinação longa de uma só vez, então vão precisar fazer uma parada no meio do caminho para recuperar suas forças, e esse espaço precisa ser plano, e grande o suficiente para acomodar uma cadeira de rodas. Fazer o descanso numa área inclinada, não é confortável e pode ser até perigoso, então não seria um bom descanso. Quero falar mais especificamente da curva de rampa, mas não se pode esquecer que na rampa também é preciso de corrimões, pisos táteis e outros itens de acessibilidade.

A curva precisa ter um espaço amplo, senão a manobra fica difícil ou até impossível. Quem dirige vai entender melhor essa situação, mas também dá para entender, vendo carros grandes como caminhões e ônibus, tentando fazer a curva nas ruas, onde se não houver espaço amplo, ele terá que fazer várias manobras. Quando o espaço de circulação é pensado somente no pedestre que anda, pode ser suficiente uma curva mais apertada, mas não no caso de um usuário de cadeira de rodas. Imaginem então, aqueles que utilizam cadeiras motorizadas, que geralmente são bem grandes e ocupam espaço!

Uma curva inclinada também não é uma boa combinação, quando falamos sobre acessibilidade. A inclinação em linha reta já é um desafio para algumas pessoas, assim como as curvas em locais planos. Então se você tem uma inclinação com curva, está combinando dois fatores de dificuldade, tornando a coisa ainda mais difícil e perigosa, que é o contrário da proposta da acessibilidade. Então as curvas de rampa sempre devem estar em locais planos e espaçosos.

Já encontrei também, as rampas em locais externos, onde havia vegetação decorativa perto dela. Realmente fica lindo, mas o problema é que plantas crescem, daí os galhos podem avançar invadindo o espaço de passagem do pedestre. Para evitar isso, não utilizem plantas perto da passagem do pedestre, ou tenha um plano de poda e manutenção constante. E daí eu digo de experiência própria, que em grande parte, planos de manutenção não são cumpridos como deveriam. E isso acontece em diversas situações, como por exemplo, em elevadores públicos, na limpeza e reposição de materiais em banheiros, nas plataformas elevatórias de estabelecimentos e transportes, e por aí vai! Como já mostrei em um outro artigo, Rampas malfeitas são obstáculos.

Se você já me conhece, sabe que tiro bastante dos ensinamentos, me baseando em casos reais, do que realmente acontece no cotidiano. Isso é o que eu chamo de Acessibilidade Funcional, um conceito que eu desenvolvi e aplico em meus trabalhos. Na minha consultoria em acessibilidade, vou pessoalmente fazer visitas técnicas para avaliar o local, vivendo a situação local, para dar as minhas considerações. Minhas palestras também estão recheadas das minhas experiências, ou também de colegas que também necessitam da acessibilidade.

Acho importante pegar a opinião dos usuários, da pessoa que irá utilizar a acessibilidade, e ouvir várias pessoas para verificar diferentes pontos de vista para variadas necessidades, mesmo de um só ítem, como a curva de rampa, que pode ter apontamentos diferentes de diferentes usuários. Um material rico de tudo isso, estão nos meus cursos, pois é um conteúdo único, se coisas que eu produzi, vídeos que eu gravei, de experiência que eu passei, então só eu tenho isso. Aconselho, seja você um aprendiz ou mesmo alguém com mais experiência a começar pelo Curso Online Acessibilidade e Inclusão. Não deixe de me seguir no meu perfil do Instagram ou no canal do YouTube, pois alí tem ótimos materiais, que ajudarão você a ter idéia do que eu ofereço em meus serviços.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });