Vantagem de usar rampas. Beleza, acessibilidade e funcionalidade num único recurso.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

18 de novembro de 2022

Vantagem de usar rampas. A arquitetura utiliza muitas escadas para dar acesso a andares ou desníveis diferentes. Alguns utilizam por considerar a escada como um símbolo de status e imponência, ou por achar esteticamente mais bonito. Mas os tempos mudam, e a questão social de oferecer acessibilidade, agora é mais forte do que esses conceitos do passado.

A rampa é um recurso de acessibilidade que oferece condições de acesso a todas as pessoas, diferente da escada. É claro que para alguns locais, como um edifício de 10 andares, fica impossível oferecer acesso por rampas a todos os andares. Nesse caso, a opção é colocar elevadores, mas isso geralmente já é feito. O elevador precisa ser considerado também nos prédios com poucos andares, como 2 a 4 andares, que muitas vezes não tem essa opção.

Mais do que cumprir com as regras de acessibilidade, a rampa pode também mostrar status e beleza, se bem planejada. Um exemplo disso, são as obras de Oscar Niemeyer, arquiteto mundialmente conhecido e premiado, uma das maiores referências brasileiras. Grande parte dos projetos de Oscar Niemeyer eram feitos com rampas, mesmo não estando com a inclinação indicada em normas de acessibilidade, suas rampas ajudavam muito mais do que se fosse considerado escadas.

Entre alguma das obras conhecidas do arquiteto, que tem uma estrutura com rapas, estão o Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Bienal do Ibirapuera), Memorial da América Latina em São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e o Memorial Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre. Ainda outros projetos como a Igreja da Pampulha e a Catedral Metropolitana de Brasília não tem rampas, mas também não tem barreiras em sua estrutura térrea. Isso é prova que a rampa pode ser muito bem apreciada visualmente.

A rampa traz outros benefícios, como por exemplo, na Bienal do Ibirapuera, um pavilhão de exposições, se não fosse as rampas, seria muito difícil transportar obras enormes e cargas pesadas pelos andares do local. A rampa também é um recurso de segurança, pois numa situação de emergência, onde não é permitido utilizar os elevadores, a rampa serve como um ótimo acesso de evacuação. Aliás, a acessibilidade na segurança, também é um item necessário que ainda é bastante negligenciados pelos arquitetos, engenheiros e construtoras.

O Centro Paralímpico Brasileiro é todo servido por rampas, mesmo em seus vários andares de alojamento e quadras. Também possui elevadores, mas caso haja algum problema elétrico, ou que os elevadores quebrem, sempre haverá a alternativa das rampas. Além disso, como há um grande fluxo de pessoas com deficiência, principalmente em dias de competição, os elevadores podem não dar conta de tantas pessoas, então a rampa atende perfeitamente essa demanda.

Eu já observei em diferentes lugares, onde existe uma rampa ao lado de uma escada, que as pessoas em geral, preferem o acesso pela rampa. Locais onde há movimento de bagagens e materiais, como supermercados e aeroportos, onde é comum a utilização de carrinhos, possuir rampas é uma vantagem enorme para todos. Como disse no começo, a acessibilidade é obrigatória nas edificações, e cada vez mais vem sendo cobrada por órgão reguladores, e também pela sociedade, onde as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida estão cada vez mais ativos e consumidores, exigindo seus direitos.

A rampa é um exemplo de Acessibilidade Funcional, que deve ser considerada sempre que puder. Há outras questões relacionadas à largura, inclinação, corrimões, sinalização que eu ensino em meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão. Também sempre oriento essa aplicação em minha consultoria em acessibilidade, e mostro nas apresentações de minhas palestras. Vários exemplos relacionados, podem ser encontrados em meu Instagram e no meu canal do YouTube.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });