Altura da cama e colchão para realizar uma transferência fácil e segura

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

5 de outubro de 2022

Altura da cama e colchão. A cama pode estar presente em outros lugares além de sua casa, como por exemplo em hotéis e hospitais, que são considerados locais públicos e, portanto, precisam ser acessíveis. O conceito de público, não é somente para aquilo que é pertencente ou administrado pela prefeitura ou governo, mas aquele que atende às pessoas em geral, e se é geral as pessoas com deficiência devem obrigatoriamente ser consideradas.

Em alguns hotéis, as camas são colocadas em uma altura muito alta, principalmente hotéis de luxo, pois desde a antiguidade, locais altos eram símbolo de status e poder, muito utilizado pela nobreza, inclusive reis e rainhas dormiam em camas altas. Então os hotéis de luxo colocam essas camas altas para dar esse clima de nobreza nos quartos.

A altura da cama é resultado a soma da altura da estrutura e do colchão, portanto não adianta ter uma estrutura padrão e colocar um colchão alto, o resultado será uma cama alta. Mas não se engane tomando vase somente na altura em si, pois o tipo do colchão pode interferir bastante. Há colchões de espuma, mais densa ou mais mole, e os colchões de mola. Quando o colchão afunda muito sob pressão, como é o caso dos colchões de mola, a altura dele vai se alterar na hora de fazer a transferência, pois é colocado pressão com os braços para dar apoio e passar da cama para a cadeira de rodas. Então esses tipos de colchões moles não são aconselháveis para um quarto acessível.

Eu já fiquei hospedado em hotéis em que a cama era alta, mas em alguns deles era possível remover os pés, que são rosqueados, e assim diminuía aproximadamente 10 centímetros de altura, o que é bastante considerável. O ideal é que a altura total da cama, fique na mesma altura do assento de uma cadeira de rodas. As cadeiras de rodas tem uma altura média, é claro que há algumas que saem um pouco fora desse padrão, e assim como o colchão da cama, a altura da almofada da cadeira de rodas também pode influenciar na altura. Estando a cama e a cadeira de rodas na mesma altura, o esforço para se transferir é menor e a operação fica mais segura.

Podem existir também, camas com altura baixa, como é o caso da cama que eu mostro no vídeo abaixo. Então para esse modelo, seria bom que ela tivesse pés rosqueáveis, de fácil instalação, para aumentar a altura dela. Aliás, ter opções de variações de altura é muito bom, assim é possível adaptar de acordo com a necessidade do hóspede. Mas isso é uma coisa que também deve ser informada pelo hotel, no site, ou um folheto no quarto, relatando as opções de acessibilidade, pois muitas pessoas não conhecem essa possibilidade, e poucas tem a iniciativa de pedir uma solução ao hotel.

Eu citei as camas em hospitais no começo, mas posso incluir também as macas em laboratórios de exames. No hospital, você não vai ficar deitando e levantando várias vezes, mesmo assim existem no mercado camas hospitalares com regulagem de altura, por modo elétrico ou manual. Mas em laboratórios, o fluxo de pessoas é grande, então ter macas ou camas acessíveis é extremamente importante. Geralmente essas macas são altíssimas, algumas até tem uma escadinha, mas isso não ajuda em nada um cadeirante. Mesmo a ajuda para colocar na maca não é seguro, pois a maioria das pessoas não tem força ou está preparado para isso. A altura é para ficar mais confortável para que o médico ou enfermeiro examinem, então é compreensível. Mas então, uma maca ou cama regulável é uma solução para atender pacientes e corpo médico.

Tenho grande experiência na área do turismo, e criei a empresa Turismo Adaptado que hoje funciona como um departamento da empresa que agora leva o meu nome. Desde 2004, quando criei a empresa, visitei centenas de hotéis ao redor do mundo, e com isso pude agregar muita experiência. Compartilho isso em posts no Instagram e vídeos no YouTube, além dos artigos no Blog. Isso serve também de material para ensinar sobre Acessibilidade Funcional em meus cursos online, e também bagagem para aplicar em meus serviços de consultoria. Considero a prática o melhor dos ensinamentos, e por isso busco conhecer muita coisa e pensar em soluções para aquilo que vejo que não está correto.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });