Puxadores de porta. A porta ao alcance da pessoa com deficiência para entrar ou sair.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

30 de setembro de 2022

Puxadores de porta. As portas são a entrada para os estabelecimentos, e também servem na conexão de divisões de ambientes internos. Então é muito importante que elas tenham acessibilidade, e possam ser utilizadas com total independência. É preciso atender à largura mínima para a passagem de uma cadeira de rodas, e também ter maçanetas e trancas de monocomando, fáceis para conseguir pechar ou abri com um só movimento.

Às vezes, para evitar o abre e fecha das portas, alguns lugares colocam molas que fecham a porta automaticamente, mas isso pode criar uma resistência maior para abrir, e se a mola não estiver bem regulada, ela também pode fechar muito rápido, não dando tempo para a pessoa passar e até podendo causar ferimentos. Você pode saber mais sobre esse caso específico, lendo meu artigo Acessibilidade para molas de porta.

Eu sempre indico as tradicionais portas de abrir, pois acho que são em sua maioria, melhor do que as portas de correr, e mais fáceis do que portas de abrir com molas de fechamento. Mas para que a porta de abrir comum, possa ser realmente acessível, é preciso prestar atenção em mais alguns itens. O primeiro deles é o tipo de piso, pois se tiver um tapete muito grosso, cria uma resistência no rolamento da roda da cadeira de rodas, e se estiver em um plano inclinado, também fica muito difícil segurar a cadeira para ela não correr na inclinação e abrir a porta ao mesmo tempo. Por isso é também importante possui um espaço de aproximação para parar a cadeira de rodas e depois abrir a porta sem necessidade de se movimentar. A passagem da cadeira de rodas pelo vão da porta precisa ser suave, então qualquer obstáculo como frisos com relevo no chão, irão atrapalhar.

Com a porta adequada no local adequado e acessórios adequados, agora é importante citar a necessidade de um puxador de porta, que muitos locais não colocam, ou colocam no lado errado. Na grande maioria das vezes, é utilizado o mesmo equipamento das barras de apoio, mas fixados na porta. Esse puxador precisa estar em altura adequada para que a pessoa com deficiência consiga alcançar.

A justificativa da necessidade do puxador de porta, é que quando a porta é aberta para o lado contrário de onde você está, a maçaneta, que serve como um puxador, acaba ficando distante. É possível alcançá-la, mas depois você terá que recuar ao mesmo tempo que puxa, e essa manobra não é fácil e nem confortável. Várias pessoas nem conseguem executar esse movimento, por isso o puxador serve para facilitar esse processo.

A posição desse puxador deve estar na porta, pelo menos entre as dobradiças e o meio da porta, pois se estiver na outra metade, volta a ficar longe. Não há problemas em colocar completando quase toda a largura da porta, mas esse pedaço que citei é a parte mais funcional. Certa vez, também vi uma idéia, que mostravam aquelas barras para abrir portas de emergência, só que na posição vertical, pois assim atenderia pessoas de todas as estaturas, desde aqueles com altura elevada fora da média, até as pessoas com baixa estatura e nanismo.

Siga meu perfil do Instagram e no meu canal do YouTube, pois alí dicas e mostro experiências de vários tipos de portas e outras acessibilidades arquitetônicas. Mas se você quiser aprender sobre acessibilidade e inclusão mais a fundo, eu indico se inscrever em meus cursos online. E se não tem esse tempo para aprender, ou quer a segurança de um olhar profissional, então contrate minha consultoria. Não há desculpas para você não incluir as pessoas com deficiência em sua vida e seu negócio!

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });