Acessibilidade pela metade. Na verdade, não existe acessibilidade pela metade, pois se ela não estiver totalmente acessível, não deveria ser chamada de acessível. É como fazer um bolo colocando metade dos ingredientes, e o resultado final não vai ser um bolo de verdade. Eu encontro por aí, muita coisa óbvia, problemas fáceis de identificar, que foram feitos pela falta de conhecimento ou por uma distração. Essas falhas óbvias, eu digo que nunca cometeria, pois como um usuário, tenho critérios muito importantes na minha cabeça, que não deixaria passar batido.
No vídeo abaixo, estou mostrando um estacionamento do Hipermercado Carrefour, onde na parte do estacionamento externo, colocaram coberturas para proteger melhor o carro e o passageiro, principalmente em dias de chuva. São corredores de estacionamento, onde no encontro de duas fileiras de carro, há um corredor para pedestres coberto, a ideia é ótima. Mas há falhas na execução desse projeto, e nem é uma falha total, por isso disse acessibilidade pela metade.
Pela metade não é em relação à ideia do projeto, mas na quantidade, ou seja, alguns lugares estão acessíveis, mas outros não. O problema bem da colocação dos limitares de carros, que eu já até fiz um artigo sobre o assunto chamado Limitadores de estacionamento. A limitação do carro não pode limitar o pedestre. Os limitadores servem para impedir o avanço do carro na passagem do pedestre, mas se ele é colocado de forma contínua, acaba virando um muro para usuários de cadeira de rodas, e até atrapalham também os carrinhos, já que estamos falando de supermercado. Aliás, clique em carrinho de compra adaptado para cadeirante para ter mais informações sobre o assunto.
Além disso, podem atrapalhar bastante outros tipos de pessoas que utilizam andadores, bengalas, próteses pois esse limitador para carros, acaba sendo também um limitador para pedestres. Então o ideal é que ao invés desses limitadores lineares no piso, houvesse um poste sinalizado no final de cada vaga, quem sabe com o número da vaga para lembrar depois. Isso limita o avanço do carro ao mesmo tempo que deixa espaço de passagem para o pedestre, conseguindo assim acessibilidade total.
0 comentários