Acessibilidade na festa da praça. Consideração e planejamento são as chaves para o sucesso.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

22 de junho de 2022

Acessibilidade na festa da praça. Muitos eventos são realizados em locais públicos, como as praças da cidade. A vantagem é que o custo diminui, pois quando eventos são realizados em espaços próprios para eventos, como centros de exposições, há um custo para a locação do espaço, porém uma praça não possui infraestrutura normal para receber uma quantidade grande de pessoas além de barracas e palcos.

O Festival do Torresmo, realizado na Praça Barão de Japurá em São Paulo, procurou organizar o espaço para que o evento fosse realizado, porém algumas falhas relacionadas à acessibilidade aconteceram. A praça não é plana, ela fica entre duas ruas inclinadas, mas isso não é culpa de ninguém, é só uma característica que estou apontando. Só que no evento, com barracas, mesas e cadeiras, além de um piso irregular, transitar era um grande desafio.

Mas uma falha que poderia ser evitada, era o acesso de pedestres. Na praça, um dos principais pontos de acesso, é feito através de uma escada e uma rampa larga, além de duas pequenas rampas mais nos cantos. Porém, a organização do evento, montou uma estrutura de parquinho inflável e colocou uma ambulância bem no caminho da rampa mais larga e de uma das rampas alternativas. Ou seja, o acesso que sobrou, era estreito e de difícil visualização, eu mesmo tive dificuldade em achar.

Mas o parque é grande, e havia espaço suficiente para colocar essa área de diversão para crianças em outro lugar, sem tirar a principal entrada com acessibilidade, que era bem larga e visível. O problema é que a acessibilidade não foi pensada adequadamente. Isso está claro também, no posicionamento do banheiro químico, obrigatórios em eventos desse tipo, onde o banheiro químico acessível também deve estar presente. Porém para acessá-lo, era preciso passar por muretas e caminhos difíceis.

Assim como em uma edificação, a acessibilidade quando é pensada na planta, é muito mais fácil executá-la. Então para este caso do evento, onde você já tem uma estrutura e precisa se adaptar à ela, o ideal é, priorizar as questões de acessibilidade. Então pensar nos melhores pontos de acesso como as rampas, qual o melhor local para posicionar o banheiro químico, para depois ir colocando o resto do evento, como as barracas, palcos, mesas e cadeiras.

As barracas e palcos, como serão estruturas fixas, também é preciso levar em conta, os espaços para transitar entre elas, que possuam largura suficiente e caminho sem obstáculos. É claro que isso é um desafio, pois o local pode não facilitar, mas como eu mostrei, muitas falhas podem ser evitadas. As mesas e cadeiras, como são móveis, caso estejam atrapalhando o caminho, sempre é possível dar um jeito.

Esse evento acontece esporadicamente, quem sabe uma vez por ano. Mas há eventos, que acontecem regularmente, como as feirinhas de artesanato, comuns aos finais de semana em diversas cidades brasileiras. Da mesma forma, muitas delas ocupam espaços como praças, com as barracas montadas no espaço interno da praça e também nas ruas e calçadas ao seu redor. Recentemente visitei uma feirinha em Curitiba, onde a várias barracas atrapalhavam ou até impediam o acesso por rampas nas calçadas. Podemos considerar as feiras livres como eventos também, e que o acesso e circulação de pessoas, muitas delas com carrinhos, também seja otimizada.

Como sempre costumo enfatizar, a acessibilidade não é tão difícil quanto se parece, o que falta na maioria das vezes é consideração e planejamento. Com isso, certamente muitos problemas serão evitados, sem impactar no custo ou trabalho. Eu tenho meu trabalho de consultoria, para realizar projetos de acessibilidade, mas o ideal é que as pessoas, principalmente os profissionais das diversas áreas, busquem aprender para que apliquem a acessibilidade em todos os seus projetos. Por isso, criei meus cursos e dou aulas, escrevo artigos, tiro fotos e edito vídeos para publicar em minhas redes sociais como Instagram e YouTube, para que minha experiência e conhecimento seja multiplicada, e assim possamos ter uma sociedade cada vez mais acessível e inclusiva, beneficiando a todos.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });