Mesas e bancos públicos. Tudo que é público, precisa também ter acessibilidade.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

30 de março de 2022

Mesas e bancos públicos. Locais públicos como parques e praças, muitas vezes possuem mesas e bancos, que são confeccionados com material resistente ao uso contínuo e às ações do tempo, pois em grande parte estão ao ar livre, e com isso estarão expostos à chuva, vento, queda de folhas e galhos. Ficam permanentemente no mesmo lugar, fixados no chão, pois infelizmente se fossem mesas e cadeiras soltas, provavelmente seriam furtados.

É preciso planejar bem o local onde será instalado e a distribuição da mesa e dos assentos, para que seja adequadamente acessível. Como não há como afastar ou aproximar os bancos, então dever ser deixado um espaço para a aproximação de uma cadeira de rodas, além de uma altura que também irá influenciar na aproximação e no conforto da utilização.

O vídeo abaixo foi gravado no Parque Lina e Paulo Raia, e a mesa e os bancos tem os requisitos mencionados acima. Porém, os espaços onde é possível a aproximação da cadeira de rodas, tinham problemas. De um lado da mesa, o piso estava irregular, a parte cimentada não dava espaço para uma cadeira de rodas. Do outro lado da mesa, tinha um espaço grande e cimentado, porém estava numa inclinação, o que dificultada a aproximação, e mesmo depois com a cadeira de rodas próximo à mesa e com os freios acionados, dependendo do movimento a cadeira de rodas podia tombar para trás, por causa da alteração do centro de gravidade, causada pela inclinação.

Eu sempre insisto que um profissional com deficiência deve participar da elaboração e da execução desses projetos, pois caso eu estivesse nele, essas falhas teriam sido percebidas muito facilmente, e consequentemente evitadas, pois há todas as condições para isso. Não é à toa que a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, teve como um lema que faz todo o sentido, onde diz “Nada sobre nós, sem nós”.

E é baseado nesse lema que eu desenvolvi o conceito da Acessibilidade Funcional, onde quem dita as normas são as próprias pessoas com deficiência em experiências reais. A teoria é criada com base na prática! Se você tem interesse em se aprofundar no assunto, visite a página sobre cursos, e aproveite para seguir o blog e as redes sociais para consumir os conteúdos livres.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });