Mesa de refeitório acessível. Acessibilidade flexível.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

5 de julho de 2023

Mesa de refeitório acessível. Não é uma regra, mas muitos modelos de móveis para refeitórios, são feitas com mesas e assentos fixos, várias delas como se fosse um bloco só. A rede de lanchonetes fast food Mc Donald’s, utiliza bastante esse tipo de móvel nos locais onde há área externa para comer, assim não há trabalho para por os móveis diariamente, pois eles ficam fixos e não há perigo de serem roubados. Em parques, também é utilizada essa opção, de mesas e assentos fixos, pois a logística de recolher os móveis seria ainda mais trabalhosa, e infelizmente os roubos dos móveis seriam inevitáveis, caso eles estivessem soltos.

Mas esse tipo de mobiliário cria um problema de acessibilidade, pois não é possível mover os assentos para dar espaço a uma cadeira de rodas. Então como lidar com essas situações apresentadas? Foi quando eu vi um modelo de mesa de refeitório acessível, utilizado na fábrica da Toyota no Japão, onde as mesas são fixas, mas os assentos são fixos e ao mesmo tempo articulados. Eles ficam presos nos pés da mesa, mas ao mesmo tempo é possível girar eles em praticamente 360̊. Dessa forma, é possível abrir espaço para a aproximação de uma cadeira de rodas.

 

Mesa de refeitório acessível. Flexibilidade no uso.

Esse giro do assento é bastante interessante, pois ele permite, para quem vai sentar nele, regular a distância do assento em relação à mesa, e também pode variar o lado da mesa que quer sentar, pois o eixo de giro dele, fica no pé da mesa, que fica no canto dela, dessa forma, pode servir para dois lados da mesa adjacentes. A mesa de refeitório acessível, precisa considerar que as condições e facilidades não são só para o usuário de cadeira de rodas. Nesse sistema, fica mais fácil puxar o assento do que arrastar a cadeira, que pode ser bastante pesada.

Já vi locais, principalmente em parques, onde havia mesas e assentos fixos, e para oferecer espaço ao usuário de cadeira de rodas, deixavam um espaço vago sem assento para a aproximação. Esse tipo de mesas e bancos públicos são acessíveis, mas não são flexíveis. Então se não tiver nenhum cadeirante, o espaço fica vago, pois não é possível puxar o assento para aquele local. A melhor proposta de acessibilidade, é quando ela é flexível e pode atender a todos. Então nesse modelo da mesa de refeitório acessível, nunca ficaria um espaço vago, pois é possível flexibilixar escolhendo em utilizar o assento ou abrir espaço para a cadeira de rodas, no mesmo espaço.

Um outro bom exemplo de flexibilidade, é o ônibus rodoviário acessível que conheci na Alemanha. As poltronas são removíveis, então é possível abrir espaço para até 12 cadeira de rodas no interior do ônibus. As poltronas possuem um sistema de fixação segura, e de acordo com a solicitação, são retiradas de acordo com a necessidade. Sem não houver nenhum usuário de cadeira de rodas, o ônibus fica com todas as poltronas instaladas, e assim não fica com espaços vagos, como acontece quando esse espaço para a cadeira de rodas é permanente. O acesso ao interior do ônibus pode ser feito por escada ou por uma plataforma elevatória.

Eu faço questão de pesquisar e vivenciar experiências, pois como deu para perceber, esses exemplos incríveis de alternativas de acessibilidade, não se encontra em leis e normas, que são documentos muito engessados e quadrados. A mesa de refeitório acessível eu conheci no Japão e depois o registro do vídeo foi em uma exposição em São Paulo.

Para que seja mais fácil fornecer acesso e proporcionar a inclusão, a criatividade e inovação ajudam muito, e isso pode ajudar em oferecer uma solução melhor com um custo ou trabalho menor. Tem muito a ver com o meu conceito de Acessibilidade Funcional, que eu aplico em minha consultoria em acessibilidade. Todo o profissional que quer trabalhar com acessibilidade, e quer se tornar um especialista em acessibilidade, precisa conhecer esse conceito, senão inevitavelmente irá encontrar problemas e críticas de seu trabalho, por isso também ensino isso em meus cursos online e aulas.

Em meus treinamentos, que muitas vezes são voltados para o atendimento da pessoa com deficiência, a Acessibilidade Funcional também é aplicada, e que muitas vezes tem a ver com a acessibilidade existente. Por exemplo, existem cinemas onde há bilheteria acessível, mas ela não é utilizada, isso tem a ver com o atendimento que precisa estar adequado, já que a acessibilidade existe, mas não funciona. Se quiser algumas pílulas sobre o assunto, me siga no Instagram e também se inscreva no meu canal do YouTube.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });