Rampa móvel pode ser uma solução acessível permanente

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

28 de fevereiro de 2024

Rampa móvel. Em eventos é comum encontrar ativações, que são atrações para atrair a atenção do público ao mesmo tempo que oferece uma diversão. Há inúmeros tipos de ativação, desde roletas da sorte para ganhar brindes, cenários instagramáveis para fazer selfies, degustação de alimentos da marca expositora entre várias outras opções. Uma delas chama a atenção pela originalidade, e que depois você vai poder mostrar para todo mundo, que é a plataforma de vídeo 360 graus.

É tudo muito interessante e atraente, mas e se a ativação não possuir acessibilidade? Será uma grande frustração para o visitante, um grande constrangimento para o expositor, e pode até gerar confusão. Alguns tentam argumentar que eles não têm culpa, pois o equipamento ou instalação foi alugado ou instalado por uma empresa terceirizada. Mas isso não é uma desculpa satisfatória, pois quem contratou, deveria ter o cuidado de procurar um equipamento com acessibilidade, ou exigir que a empresa fornecedora desse uma solução.

Mas indo para a raiz do problema, a locadora do equipamento deveria ter acessibilidade em todos os seus equipamentos, e não somente disponibilizar caso o cliente solicite. Isso porque em eventos, você pode ter visitantes de todo o tipo, inclusive pessoas com deficiência, então é necessário estar preparado para oferecer um evento acessível. As leis e normas pensam muito na estrutura física e permanente, mas é preciso pensar nesses casos em que a estrutura é temporária, pois mesmo nesses casos a acessibilidade é obrigatória. Já dei treinamento para empresas, justamente para criar a cultura da acessibilidade na criação e produção de seus produtos.

Por falta de conhecimento, muitas vezes as pessoas pensam que a acessibilidade deve ser algo caro, demorado e complicado. Mas nem tudo é assim, algumas coisas são simples quando vistas pelos olhos de um especialista, por isso vale muito a pena contratar uma consultoria em acessibilidade. Até porque, depois você vai poder utilizar a solução em várias outras ocasiões, então se analisar direito, o valor investido é praticamente insignificante.

Rampa móvel

Quando eu fui na Reatech 2023, a maior feira de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação da América Latina, onde também participei como Mestre de Cerimônias da abertura do evento, encontrei no estande da Consolidar Diversidade uma dessas plataformas de vídeo 360 graus. Mas eu fiquei satisfeito mesmo, quando vi que o equipamento tinha uma rampa móvel de acesso, e foi a primeira vez que eu consegui participar dessa brincadeira, depois de muitas que eu já tinha visto em outros eventos.

Foi uma iniciativa da própria Consolidar e não do fornecedor, então parabéns à ela, que não jogou a culpa em terceiros e resolveu o problema. A rampa móvel foi feita em madeira, com medidas personalizadas para um bom encaixe na plataforma, então foi barata, de rápida produção e simples de fazer. Ela precisa ser uma rampa móvel, pois a haste que segura a câmera precisa girar em torno da plataforma, então uma rampa fixa não permitiria isso.

Pelo menos nesse modelo, pois ela não foi criada pensando na acessibilidade, a rampa móvel é uma adaptação, então acredito que se pensar na criação de uma plataforma de vídeo 360 graus com acessibilidade, é possível alterar a estrutura para que tudo esteja contemplado em um único equipamento. A rampa é uma tecnologia assistiva, que é um dos assuntos abordados no Curso Online Acessibilidade e Inclusão.

Acessibilidade precisa ser um conceito raiz, ou seja, ela deve estar presente em tudo o que você faz, seja produtos ou serviços, falo muito disso em minhas palestras. Pois muita coisa, sendo bem pensada, não vai acrescentar 1 centavo no seu investimento, nem tomar 1 segundo do seu tempo, mas vai beneficiar milhares de pessoas. A acessibilidade pode ficar difícil quando ela é aplicada para arrumar alguma coisa inacessível. Pela importância que a acessibilidade, muitas vezes como uma exigência, não vale a pena deixar isso de lado ou para depois, pois eu te garanto, em algum momento você vai precisar dar um jeito nela, então melhor fazer da forma mais rápida, fácil e barata, concorda?

Se você ficou interessado no assunto que abordei aqui, no meu blog tem muito mais! Não deixe de seguir também meu perfil do Instagram e o canal do YouTube, pois eles tem conteúdos exclusivos e também muito interessantes e educativos.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Houve um problema com seu feed do Instagram.

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });