Sensor de luz com acessibilidade. A iluminação é importante para que a gente possa se localizar e realizar tarefas quando não há luz natural. Alguns lugares colocam iluminação com sensores de presença, onde a luz é acesa caso detecte alguma movimentação. Isso é utilizado para economizar energia, deixando de iluminar quando não há necessidade. Realmente, é um recurso comprovadamente muito econômico e muito bom para a sustentabilidade.
Os locais onde a iluminação por sensor é mais utilizada, são banheiros, corredores e algumas áreas externas. Vou usar o banheiro como exemplo de um estudo de caso, mas isso pode servir para qualquer lugar onde esse recurso for utilizado. Uma das exigências da acessibilidade, é ter interruptores de luz em locais e altura ao alcance, num sistema monocomando de fácil acionamento. Com a opção do sensor de luz, o acendimento é automático e daí não cabe esses parâmetros anteriormente citados.
Mas existem itens que dever ser prestado atenção para esse tipo de equipamento. Primeiro é a sensibilidade para detectar a movimentação, pois já estive em banheiros onde tive que me balançar como um louco para que fosse notado pelo sensor. A amplitude e velocidade dos meus movimentos, não seriam possíveis para uma pessoa com deficiência um pouco mais comprometida. É claro que o sensor não deve ser exageradamente sensível, senão até o rasteja de uma minhoca poderia ser detectado, e daí o objetivo de economia, poderia não ser cumprido.
Outra questão, é tempo que a luz permanece depois de acesa. Na grande maioria das vezes, o tempo é muito curto para qualquer pessoa realizar uma atividade, nem que seja uma rápida lavagem das mãos, quem dera então um procedimento mais demorado como o cateterismo, seriam necessários vários acionamentos. Minha indicação é deixar vários minutos, por exemplo 4 minutos para cada período, pois é tempo suficiente para a lavagem das mãos, e caso precisar de mais, não serão necessários tantos acionamentos. Pode parecer um tempo longo a princípio, mas se pensarmos bem, os banheiros acessíveis não são tão frequentados quanto o banheiro convencional, que fica com a luz ligada direto. Então no final das contas, todas as vezes que a luz for acionada no banheiro acessível, ainda será uma grande economia, ao mesmo tempo que serve ao usuário na medida de sua necessidade.
Imagine você fazendo um procedimento, como o cateterismo, utilizando as duas mãos, onde é preciso utilizar a visão, e aluz apaga. Fica difícil se movimentar no meio do procedimento para acender a luz novamente, principalmente se o sensor não tiver uma boa sensibilidade para a captação do movimento. Eu já passei por essa situação diversas vezes. Se tudo não estiver bem ajustado, o melhor é voltar ao tradicional acionamento de luz por interruptor, onde a luz fica acesa o tempo que o usuário desejar. Daí é contar com o respeito para que a luz seja apagada quando o usuário sair, mas o período longo, pode também ser controlado pelas visitas da equipe de limpeza, que é muito importante também, pois frequentemente encontro banheiros sujos e sem papel ou sabonete.
E por falar em sensor, aproveito para falar brevemente deste tipo de sistema em outros equipamentos. Os sensores precisam ter uma manutenção constante, caso contrário eles podem enguiçar com frequência. Já vi sensores em torneiras, e dispensers de sabonete e papel toalha, secadores de mão e lixeiras. Para a torneira, também há a questão da sensibilidade para detectar o movimento e liberar a água, além do tempo de liberação da água, que na maioria das vezes é muito curto. Mas isso vale um post à parte.
Na prática, muitos ajustes aparecem, que não são citados em leis e normas de acessibilidade, mas que devem ser considerados, pois fazem grande diferença. O Curso Online Acessibilidade e Inclusão é o único que tem como base a acessibilidade funcional, baseada na prática, como este exemplo do sensor de luz. Ensino essas questões também nas palestras, em eventos para os quais sou convidado ao redor do mundo, e nas aulas que ministro em instituições de ensino. Cada vez mais a acessibilidade é um item desejado pelas empresas, e por isso cada vez mais minha consultoria em acessibilidade é requisitada, para que eu aplique meu conhecimento adquirido através de anos de experiência. Você pode ter uma amostra de tudo isso, me seguindo através do meu perfil do Instagram e meu canal do YouTube.
0 comentários