Cateterismo ou sondagem. Materiais e procedimentos para esvaziar a bexiga.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

18 de fevereiro de 2022

Cateterismo ou sondagem. Mais especificamente, cateterismo intermitente ou sondagem de alívio, são termos utilizados para descrever o processo de esvaziamento da bexiga por método artificial, não espontâneo, induzindo e facilitando o escoamento da urina através de um cano flexível por dentro da uretra. Esta é a descrição simples e objetiva do procedimento que recebe diferentes denominações, mas com uma única finalidade de esvaziar bexiga retirando a urina. Alguns também chamam de sonda ou cateter vesical.

A disfunção urinária, que é a perda do controle de retenção e expulsão da urina, pode acometer a qualquer pessoa, mas é bastante comum em pessoas com lesão medular. O problema acontece no esfíncter, que é uma espécie de válvula de controle, como se fosse uma torneira, para soltar ou prender a urina. Em alguns, o esfíncter fica solto, havendo muita perda da urina, daí geralmente são usador coletores, que são bolsas conectadas por uma mangueira. O cateterismo é aplicado quando o esfíncter fica muito preso, não deixando a urina sair, daí precisa de uma ajuda para realizar esse procedimento. A fralda também é utilizada, dependendo do caso.

Há diferenças entre os cateteres masculino e feminino, pois o canal da uretra masculina é praticamente o dobro da feminina. Então os cateteres masculinos têm aproximadamente 40 cm, enquanto os femininos tem 20 cm. Outra variação do calibre, que é a espessura do diâmetro do cateter, e os mais usados são de numeração 10, 12 ou 14.

Para realizar o procedimento, é preciso higienizar as mãos e a área do pênis ou vagina, utilizar um lubrificante para facilitar a passagem do cateter pela uretra e despejar a urina em uma vasilha. Nos hospitais, onde o controle da saúde é mais rigoroso, utilizam-se luvas esterilizadas, gaze estéril para limpeza com um produto para realizar a assepsia, e geralmente xilocaína para lubrificar e anestesiar sensações de dores, e por final, a vasilha conhecida como papagaio ou comadre.

Existem variações do produto, mas nada que saia dos procedimentos e forma de material básico já citado. Algumas empresas oferecem o cateter já lubrificado, alguns modelos têm um formato mais anatômico para facilitar a entrada na uretra, assim como meios e produtos diversos para realizar a limpeza inicial. Mas isso são características particulares de cada modelo e fabricante, pois reforçando, todos tem o mesmo objetivo e devem realizar os mesmos procedimentos.

A Coloplast é uma empresa Dinamarquesa que fabrica esse tipo de produto, além de outros voltados à saúde. Eu passei a usar os cateteres lubrificados da empresa, depois que consegui começar a receber o produto através de meu convênio médico. Antes eu pegava pelo SUS (Serviço Único de Saúde), mas ainda assim tinha que comprar por conta própria, pois o número de cateteres fornecidos era insuficiente.

Pela minha vivência relacionada à lesão medular, e minha influência entre as pessoas com deficiência conquistada pelo meu trabalho, fui convidado a trabalhar em campanhas promocionais do produto. Como realmente sou um usuário e aprovo a qualidade do produto, não houve problemas. Abaixo, um dos vídeos produzidos para a série de campanhas.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });