Mesa exageradamente acessível. Conheça alguns limites para aplicar a acessibilidade.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

13 de julho de 2022

Mesa exageradamente acessível. Existem pessoas de diversos tipos, com diferentes alturas e dimensões, portanto a acessibilidade não cabe à um tipo de pessoa padrão, mas que consiga atender à uma diversidade de pessoas. Isso é bem o que propõe o conceito de Desenho Universal.

A mesa é um móvel que muitas vezes possui problemas de acessibilidade, que acontecem geralmente por problemas de aproximação, como a largura entre os pés, a largura da base, quando a mesa tem um ponto de apoio único no meio da mesa, e também pela altura da mesa. Sem poder se aproximar bem da mesa, ficando com o tronco praticamente encostado na mesa, fica difícil se alimentar, principalmente se você precisa chegar com a boca perto do prato para tomar uma sopa, ou para que o molho do hamburguer não caia no seu colo.

Existem variáveis pelo lado do usuário, causadas pelo tamanho da pessoa e pelo tamanho da cadeira de rodas. Pessoas muito altas, acabam ficando com a altura do joelho acima da maioria das pessoas, e encontram dificuldade na altura das mesas. Cadeiras de rodas largas, a dificuldade é conseguir entrar no espaço entre os pés da mesa. Ainda pode haver alguns detalhes que atrapalham, como os braços de apoio e o joystick, controle da cadeira motorizada.

Certa vez eu fui na Starbucks, uma conhecida rede de cafeteria, tomar um frapuccino de chocolate branco. Depois que peguei minha bebida, fui até uma mesa que tinha um símbolo de acessibilidade, e que era diferente, pois sua altura era bem elevada. Acho que quiseram fazer uma mesa, que não oferecesse nenhum problema de aproximação para qualquer tipo de pessoa, pois ela tinha uma largura ampla e uma altura bastante elevada, suficientes para a aproximação de qualquer tipo de cadeira de rodas. Porém, a medida da altura ficou um pouco exagerada, ao ponto de deixar a mesa desconfortável. Não adianta ser acessível e não ser confortável, eu mesmo usaria outro tipo de mesa, se tivesse disponível naquele momento.

A altura dessa mesa, poderia ser mais baixa, continuar sendo acessível e atender à maioria das pessoas. Como eu disse antes, existem pessoas com diferentes tipos de tamanho, então uma mesa não tão alta, pode não oferecer aproximação para uma pessoa com altura acima da média, mas isso seria uma exceção. E para esses casos, disponibilizar calços, que os funcionários conseguiriam colocar rapidamente na base dos pés, elevando sua altura. Isso daria flexibilidade para a acessibilidade, o que não seria possível para uma mesa exageradamente pois não teria como diminuir sua altura.

Para algumas pessoas, equipamentos que chamam muito a atenção das pessoas, por serem diferentes, podem incomodar, pois as pessoas acabam olhando demais pela curiosidade. Então a busca pela acessibilidade, é que ela não seja algo diferente, especial para a pessoa com deficiência, mas que na medida do possível, esteja presente em tudo, pois uma acessibilidade bem feita, todos conseguem utilizar. Por exemplo, uma mesa nas condições que coloquei anteriormente, serviria à todas as pessoas, então não seria necessário uma mesa especial. Se todos os ônibus forem acessíveis, não é preciso esperar um ônibus adaptado, se todos os quartos de um hotel forem acessíveis, não é necessário reservar um quarto especialmente adaptado, e assim por diante.

Aqui você tem um exemplo da tentativa de oferecer acessibilidade, mas que infelizmente não era funcional. Acredito que isso tenha sido feita com a melhor das boas intenções, mas faltou conhecer os hábitos e costumes para quem ela foi feita, a pessoa com deficiência. A Acessibilidade Funcional é um conceito que eu desenvolvi didaticamente, e ensino em meus cursos e também aplico em minhas consultorias. Considero um conceito avançado, pois mesmo o Desenho Universal, muitas vezes não é funcional, assim como as normas e leis existentes. Se você gostou do artigo e minhas informações, veja os outros artigos deste blog e me siga também no perfil do Instagram e no canal do YouTube.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });