Estacionamento exclusivo para autistas. Vagas de estacionamento diferenciadas são necessárias para pessoas com deficiência física, e muito úteis para pessoas com mobilidade reduzida como idosos e gestantes. Agora vários locais estão tendo a iniciativa de oferecer vagas exclusivas para autistas, agora também denominadas, pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, o significado da sigla TEA.
O Shopping Pátio Paulista em São Paulo, Golden Square Shopping e Shopping Metrópole, ambos em São Bernardo do Campo, são alguns dos centros comerciais que já disponibilizam dessas vagas.
Não há uma regulamentação a nível federal, obrigando os estabelecimentos a ter uma vaga exclusiva para autistas, mas já há um Projeto de Lei proposto pelo Deputado Laudivio Carvalho para alterar o Código de Trânsito Brasileiro e instituir sinalização indicativa de vaga de estacionamento reservada a pessoas com autismo. Dessa forma, o local ceve possuir sinalização vertical e horizontal seguindo os padrões de outros tipos de vaga de estacionamento.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal criou uma credencial de estacionamento para autista com validade de 10 anos. Para fazer o documento, não será preciso agendar perícia médica no Detran, basta imprimir o requerimento que está disponível no site do Detran, preenche-lo e anexar o laudo com o CRM do neurologista ou psiquiatra que acompanha o paciente. Segue o mesmo modelo operacional das outras credenciais, portanto ela é valida para qualquer veículo onde a pessoa com autismo estiver sendo transportada.
Em São Bernardo do Campo, a Prefeitura, por meio das secretarias de Cidadania e Pessoa com Deficiência e Transportes e Vias Públicas, inaugurou vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista em quatro pontos da cidade. São eles: Centro de Especialização em Reabilitação (CER), na Rua Warner, 300, bairro Anchieta; Centro Municipal de Equoterapia, na Avenida Wallace Simonsen, 1.750, bairro Nova Petrópolis; Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, na Rua Batuíra, 400, bairro Assunção; e Arte Psico, na Rua Paulo Di Favari, 716, Vila Caminho do Mar.
As propostas de vagas de estacionamento para autistas, tem as mesmas dimensões de uma vaga convencional. O que diferencia é a sinalização e sua aparência visual. Não há um padrão, mas os locais estão decorando de forma chamativa, utilizando itens do símbolo que representa as pessoas com autismo, que é uma fita feita de peças de quebra-cabeça coloridas.
Como na maioria dos lugares, ainda né somente uma boa iniciativa, e não há nada regulamentado, não há o que fazer, do ponto de vista legal, caso uma pessoa que não tenha um passageiro autista, estacione nessa vaga. No máximo, chamar a atenção ou então aplicar algo parecido com a multa moral, utilizada em alguns lugares para chamar a atenção de infratores que estacionam nas vagas reservadas a pessoas com deficiência física.
0 comentários