Comida com acessibilidade. Comer é uma necessidade de todos

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

3 de julho de 2024

Comida com acessibilidade. Cozinhar é uma arte, ter conhecimento e prática para saber cozinhar bem, e nem todos tem essas qualidades, ao mesmo tempo que é uma questão de sobrevivência, todos precisam ter alimentos preparados para comer. É todo um processo, desde a escolha do que irá precisar, a compra dos ingredientes, a preparação deles, o comer em si, e depois arrumar tudo, lavar e deixar limpo. Então ter uma comida não é fácil, e isso pode ser ainda mais difícil para as pessoas com deficiência, então não poderia haver uma comida com acessibilidade?

Eu nem vou tratar da acessibilidade na cozinha, que é bastante importante, mas já falei sobre o assunto no artigo Modelo de Cozinha Acessível e eu costumo falar sobre o assunto em minhas palestras. Irei falar sobre a operação para a preparação de uma comida. Imagine que você é cego, então já parou para pensar na dificuldade de fazer a compra de ingredientes em um supermercado? Não só dos alimentos industrializados, que não tem um rótulo em Braile passando as informações sobre o alimento, mas também dos alimentos naturais, onde você mesmo faz a escolha, como frutas, verduras e legumes.

Eu também já falei sobre isso no artigo Escolhendo Alimento às Cegas, clique no link e dê uma olhada. Para as pessoas com deficiência física, conseguir alcançar os produtos em prateleiras altas ou bancadas onde o alimento fica longe, é desafiador. Aliás, eu já dei treinamentos de atendimento inclusivo para restaurantes e comércios de alimentos, para como saber atender uma pessoa com deficiência, na escolha e compra dos alimentos.

Mas se levarmos em conta que alguém comprou os alimentos para você, ou mesmo já tenha esses alimentos em casa, então o próximo passo é a preparação. Para descascar, selecionar e limpar os alimentos, pode ser necessário força, coordenação e visualização. Às vezes, você só percebe que um alimento está ruim, pela aparência, então essa tarefa fica difícil para o cego. Pessoas com tetraplegia, artrite ou AVC, descascar um alimento pode ser algo de grande dificuldade.

É de grande importância conhecer as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para entender a acessibilidade e a inclusão, senão fica algo como uma simples tarefa protocolar com grandes chances de dar errado, e por isso no meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão tem um módulo só pra tratar disso. E caso você seja uma empresa, que prefere algo mais rápido e ao mesmo tempo de confiança, o mais indicado é contratar a minha consultoria de acessibilidade.

Comida com acessibilidade

Então, certo dia eu estava em um supermercado e encontrei um produto que me chamou a atenção. Era uma caixinha com massas de diferentes sabores de molhos, de fácil preparo. A fabricante se chama Sodebo, originária da França e que oferece esse produto chamado PastaBox que utiliza um tipo de formato de massa chamada Pipe Rigate, onde Pipe é por causa da forma, imitando a casca de um caracol, e Rigate por ter pequenos sulcos que ajudam a reter o molho. São 10 diferentes sabores: Bolonhesa, Frango e Requeijão, 4 Queijos, Carne Seca, Ricota e Espinafre com Queijo Parmesão, Mac & Cheese com Bacon, Strogonoff, Funghi, Carbonara e Calabresa.

A PastaBox na verdade, é um alimento pronto, então o único trabalho que você tem é de esquentar, de acordo com as orientações, por 2 minutos no microondas na potência máxima. Ele deve ser armazenado na geladeira, depois coloca direto no microondas sem abrir e está pronto, você pode até comer no próprio recipiente, que é tipo um copo grande de plástico, dentro da caixinha de papelão. Retira a película de cima do copo, que não é difícil, e depois mistura a massa com o molho que está no fundo, muito simples, por isso considerei ela uma comida com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Mas também achei bom por causa de fatores, que colocam esse produto como uma comida com acessibilidade para qualquer pessoa. O tempo de preparo é muito rápido, e muita gente, como eu por exemplo, não tem tempo de ficar preparando alimentos, por causa do volume de trabalho. O preço também é bastante acessível, menos do que um fast-food ou outro tipo de refeição.

Além disso, a marca preza por fazer produtos saudáveis, então não sei se vocês já perceberam, mas agora os alimentos terão um selo frontal, em formato de lupa, para indicar quando houver quantidades excessivas de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Mas nenhum desses produtos foi avaliado com esses altos teores, então além de tudo é uma comida saudável.

E você, conhece algum outro tipo de comida com acessibilidade? Comente aqui, pois a troca de experiências é algo muito rico, nos artigos do meu blog procuro trazer assuntos interessantes e um rico conteúdo, mas os comentários deixam isso ainda melhor. Também me acompanhe no instagram, lá sempre tem as chamadas do blog, mas também coloco conteúdo que só aparece lá, inclusive nos stories tem mais coisa ainda, então aproveite. No meu canal do YouTube além há lives e entrevistas completas, além de outros vídeos imperdíveis, não perca!

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });