Protagonistas para um Turismo Acessível. Bate-papo com 4 grandes profissionais.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

24 de setembro de 2021

Protagonistas para um Turismo Acessível. Esta live reuniu 4 grandes profissionais, cada um com suas especialidades, mas todos também com um ponto em comum, o trabalho voltado ao lazer e turismo para as pessoas com deficiência. Foi um bate-papo muito rico com trocas de idéias e experiências, e que acredito que nossos caminhos irão se cruzar por ainda outras vezes. Veja abaixo o breve e rico currículo de cada participante, que mostra a qualidade na formação de cada um, e suas valiosas experiências.

Roseane Cavalcante de Freitas teve poliomielite na infância. Fez parte da Associação Dos Deficientes Físicos em Alagoas (ADEFAL), onde foi presidente entre 2007 a 2009, e por isso ficou conhecida como Rosinha da Adefal. Chegou a assumir o cargo de coordenadora da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (ONEDEF), de 2004 até 2010. Foi conselheira do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos de Pessoa com Deficiência (CONADE), entre 2004-2008. Em 2010, foi eleita para o cargo de deputada federal. Em 2015, foi convidada pelo governador Renan Filho para assumir a Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas. Em 2020 assumiu a Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal.

Ricardo Shimosakai é um profissional especialista em acessibilidade, inclusão e turismo. Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, Pós-graduando em Educação 4.0 pela Faculdade Descomplica, Profissional em Marketing Digital pela ComSchool, trabalha desde 2004 na área. Presidente da ABRATURA (Associação Brasileira de Turismo Acessível), membro da Instituto Iberoamericano de Turismo Accesible, SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality), ENAT (European Network for Accessible Tourism), organizações internacionais de turismo acessível. Consultor, palestrante internacional e docente em cursos de Pós Graduação e MBA da Faculdade Roberto Miranda. Criou a Turismo Adaptado e organizou didaticamente o conceito de Acessibilidade Funcional, onde ensina em seus cursos online.

No II Seminário de Acessibilidade nas Relações de Consumo, coordenado por Rosinha da Adefal e o PROCON de Alagoas, fui convidado para palestrar ao lado de colegas como Michel Eric Peneveyre e Marta Gil.

Claudia Werneck é carioca, jornalista formada pela UFRJ, com especialização em Comunicação em Saúde pela FIOCRUZ. Idealizadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, é pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva proposto pela ONU no Brasil, e nos demais países da América Latina, desde 1992. Em 2014 recebeu, em nome da EG, pelas mãos da presidenta Dilma Rousseff, a Ordem do Mérito Cultural, maior condecoração neste segmento no país, na categoria “Artes Integradas”. No mesmo ano, na sede da ONU (Áustria), a Fundação Essel reconheceu a Escola de Gente como um dos “40 projetos mais inovadores do mundo” na área de inclusão. Em 2011, a empreendedora foi agraciada, também em nome da instituição, com a mais alta condecoração oferecida pelo Estado brasileiro: o “Prêmio Direitos Humanos”, da Presidência da República. Em 2011, seu livro Um amigo diferente? se transformou no primeiro espetáculo com total acessibilidade produzido no Brasil para crianças.

Vanessa Mendonça é formada em economia e publicidade. Atuou oito anos como diretora-executiva da Publicis D&M, respondendo pela gestão e equipe das seguintes contas: Volkswagen Regional Centro-Oeste e Norte, Furnas Centrais Elétricas, Ministério das Comunicações, Ministério do Desenvolvimento Social, Coca-Cola, Audi, UniCeub, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre muitas outras. Durante outros oito anos, esteve na Gazeta Mercantil, como gerente regional de Marketing e Propaganda, além de ter trabalhado no Jornal de Brasília e com o Grupo Jaime Câmara. Em 2018 assumiu a Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Live com THAIS TELES

Live com THAIS TELES. Criadora da revista eletrônica Cuvitando, atenta às questões da diversidade, incluindo a pessoa com deficiência.

ler mais

Live com AMANDA RIBEIRO

Live com AMANDA RIBEIRO. A luta para capacitar a sociedade para bem atender as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

ler mais

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });