Protagonistas para um Turismo Acessível. Esta live reuniu 4 grandes profissionais, cada um com suas especialidades, mas todos também com um ponto em comum, o trabalho voltado ao lazer e turismo para as pessoas com deficiência. Foi um bate-papo muito rico com trocas de idéias e experiências, e que acredito que nossos caminhos irão se cruzar por ainda outras vezes. Veja abaixo o breve e rico currículo de cada participante, que mostra a qualidade na formação de cada um, e suas valiosas experiências.
Roseane Cavalcante de Freitas teve poliomielite na infância. Fez parte da Associação Dos Deficientes Físicos em Alagoas (ADEFAL), onde foi presidente entre 2007 a 2009, e por isso ficou conhecida como Rosinha da Adefal. Chegou a assumir o cargo de coordenadora da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (ONEDEF), de 2004 até 2010. Foi conselheira do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos de Pessoa com Deficiência (CONADE), entre 2004-2008. Em 2010, foi eleita para o cargo de deputada federal. Em 2015, foi convidada pelo governador Renan Filho para assumir a Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas. Em 2020 assumiu a Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal.
Ricardo Shimosakai é um profissional especialista em acessibilidade, inclusão e turismo. Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, Pós-graduando em Educação 4.0 pela Faculdade Descomplica, Profissional em Marketing Digital pela ComSchool, trabalha desde 2004 na área. Presidente da ABRATURA (Associação Brasileira de Turismo Acessível), membro da Instituto Iberoamericano de Turismo Accesible, SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality), ENAT (European Network for Accessible Tourism), organizações internacionais de turismo acessível. Consultor, palestrante internacional e docente em cursos de Pós Graduação e MBA da Faculdade Roberto Miranda. Criou a Turismo Adaptado e organizou didaticamente o conceito de Acessibilidade Funcional, onde ensina em seus cursos online.
No II Seminário de Acessibilidade nas Relações de Consumo, coordenado por Rosinha da Adefal e o PROCON de Alagoas, fui convidado para palestrar ao lado de colegas como Michel Eric Peneveyre e Marta Gil.
Claudia Werneck é carioca, jornalista formada pela UFRJ, com especialização em Comunicação em Saúde pela FIOCRUZ. Idealizadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, é pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva proposto pela ONU no Brasil, e nos demais países da América Latina, desde 1992. Em 2014 recebeu, em nome da EG, pelas mãos da presidenta Dilma Rousseff, a Ordem do Mérito Cultural, maior condecoração neste segmento no país, na categoria “Artes Integradas”. No mesmo ano, na sede da ONU (Áustria), a Fundação Essel reconheceu a Escola de Gente como um dos “40 projetos mais inovadores do mundo” na área de inclusão. Em 2011, a empreendedora foi agraciada, também em nome da instituição, com a mais alta condecoração oferecida pelo Estado brasileiro: o “Prêmio Direitos Humanos”, da Presidência da República. Em 2011, seu livro Um amigo diferente? se transformou no primeiro espetáculo com total acessibilidade produzido no Brasil para crianças.
Vanessa Mendonça é formada em economia e publicidade. Atuou oito anos como diretora-executiva da Publicis D&M, respondendo pela gestão e equipe das seguintes contas: Volkswagen Regional Centro-Oeste e Norte, Furnas Centrais Elétricas, Ministério das Comunicações, Ministério do Desenvolvimento Social, Coca-Cola, Audi, UniCeub, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre muitas outras. Durante outros oito anos, esteve na Gazeta Mercantil, como gerente regional de Marketing e Propaganda, além de ter trabalhado no Jornal de Brasília e com o Grupo Jaime Câmara. Em 2018 assumiu a Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
0 comentários