Primeira viagem acessível internacional. Argentina foi a escolhida.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

20 de setembro de 2021

Primeira viagem acessível internacional. Depois que fiquei de cadeira de rodas, voltar a viajar foi um processo de conquistas. Desde a primeira vez que consegui sair de casa até as ousadas viagens internacionais que faço atualmente. Comecei indo para lugares de lazer em São Paulo, como cinemas, museus e restaurantes, tocando a cadeira e utilizando transporte público.

A primeira viagem foi com minha família, mas ali eu percebi que não combinava viajar com minha mãe e irmã, pois elas tem gostos e preferências diferentes de mim. Na metade da viagem a gente se separou, ficamos dormindo e comendo juntos, mas eu fui fazer alguns passeios sozinho.

No final da minha reabilitação na AACD, eu passei a praticar tênis de mesa, ali mesmo junto com uma equipe. Treinava toda a semana, e passei a participar de campeonatos em diferentes cidades. Num campeonato em Curitiba, resolvi aproveitar e ficar mais tempo para passear. Então a equipe voltou do campeonato e eu fiquei alguns para fazer turismo sozinho.

Achei que já estava preparado e confiante para fazer minha primeira viagem internacional, e escolhi a Argentina, por ser um destino mais próximo ao Brasil, assim a parte aérea seria uma opção barata e de pouca duração. A facilidade em compreender o espanhol também ajudou na decisão. Era um destino que eu ainda não conhecia, a não ser uma breve visita na fronteira quando fui para Foz do Iguaçu, mas isso nem dá para considerar que você conheceu outro país.

Planejei tudo sozinho, passei por dificuldades, fiz atividades e visitei lugares com um perfil econômico, tipo mochilão, mas esse sempre foi meu perfil. Eu sentia que superar tudo isso iria me dar muita força depois. Realmente a experiência foi sensacional, e voltei me sentindo um vitorioso, pois a viagem tinha muito mais valores agregados do que só fazer uma viagem de lazer.

Na foto estou junto com colegas brasileiros que conheci no albergue que fiquei hospedado em Buenos Aires, fomos visitar Puerto Madero e tiramos esta foto com a Ponte da Mulher ao fundo. Costumo dizer que tudo isso foi uma reabilitação para o turismo, voltando a fazer tudo que gostava antes da lesão, para me dar segurança e experiência para ir além.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Exclusão, segregação, integração ou inclusão. Saiba o que realmente você pratica. A verdadeira inclusão elimina barreiras e permite a participação de todas as pessoas. Assista a palestra e leia o artigo em https://ricardoshimosakai.com.br/exclusao-segregacao-integracao-ou-inclusao/

#pracegover #pratodosverem Grupo de 12 pessoas posa para foto, na fileira de frente 4 pessoas, sendo 3 cadeirantes, incluindo Ricardo Shimosakai. Na fileira de trás, 8 pessoas vestidas de trajes típicos da Alemanha.

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #wabtec #equidade #diainternacionaldapessoacomdeficiência #integração #segregação #exclusão #igualdade
...

15 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

299 40

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1758 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

20 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

4 Comentários

  1. Ada de Freitas Maneti Dencker

    Relato de uma pessoa vitoriosa. Você é um exemplo para todos. Parabéns Ricardo.

    • Ricardo Shimosakai

      Obrigado Ada! Queria que esse conhecimento fosse mais aplicado no mundo acadêmico, acho muito fraco o que universitários aprendem sobre acessibilidade e inclusão. Ou seja, sai um profissional incompleto, pois hoje em dia é necessário saber como lidar nessa área.

  2. irlanda maia

    Ricardo passando para te dizer que suas postagens de viagens tem sido inspiradora para eu realizar a primeira viagem sozinha, te sigo no Instagram , cada vez mais venho me organizando para concretizar esse sonho.
    Como vc vou iniciar por pequenos trechos assim ganho segurança para dar outros vôos.
    Abração e Avante!
    Irlanda

    • Ricardo Shimosakai

      Que bom, espero que sua viagem seja em breve! E não deixe de compartilhar com a gente. Obrigado!!!

Enviar um comentário

" });