Posição ergonômica da saboneteira. Higiene e acessibilidade.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

15 de março de 2023

Posição ergonômica da saboneteira. A acessibilidade para ser funcional, pode ter a necessidade de organizar vários itens, para que trabalhem juntos com a finalidade de facilitar uma ação. Vou colocar como exemplo, a saboneteira, ou dispenser de sabonete, que encontramos em banheiros públicos. É um ítem importante, pois faz parte da higiene, ou até mesmo para a prevenção de doenças, e foi um ítem de grande importância durante o período da pandemia.

Os equipamentos em si, é só a primeira parte para depois conseguir a posição ergonômica da saboneteira, da forma mais adequada. Então, para que uma saboneteira seja considerada acessível, é necessário que o sistema de acionamento dela seja bastante facilitado. A grande maioria funciona com uma área de pressão, quando apertada libera o sabonete.

Há modelos onde você aperta com uma mão e pega o sabonete com a outra, mas isso não é prático pelo ponto de vista da acessibilidade, pois a pessoa com deficiência pode necessitar de sua outra mão para segurar sua muleta, bengala, cadeira de rodas ou outro objeto importante.

 

A posição ergonômica da saboneteira é fundamental para a acessibilidade no banheiro

Os mais comuns, você aperta a área de liberação da saboneteira, e com a mesma mão recolhe o sabonete. Assim ela aplica um conceito importante da acessibilidade, que é o monocomando, onde você consegue acionar algo, com um único movimento, e sem a necessidade de utilizar os dedos.

Mas às vezes, o botão ou área de pressão da saboneteira, está muito dura, e isso dificulta ou até inviabiliza sua utilização. Para facilitar, é bom que o sistema de acionamento seja através de uma alavanca, de tamanho médio ou grande, pois se for pequena, o movimento de alavanca ainda ficará sem muito efeito.

Existem sistemas de liberação do sabonete através de sensor de movimento, mas inúmeras vezes já vi esse tipo de equipamento quebrado, ou desregulado, onde tinha que ficar tentando insistentemente achar o ponto onde o sensor reconhecia o movimento.

Pode ser ótimo, mas o produto é caro e precisa de manutenção constante, eu diria até uma manutenção diária. Então os aparelhos com acionamento mecânico, eu considero que ainda sejam os melhores, desde que atendendo a tudo que estou colocando aqui neste artigo.

Até aqui, falamos da saboneteira em si, mas há outros fatores que interferem na acessibilidade para a utilização deste equipamento, e proporcionar uma ideal posição ergonômica da saboneteira. A primeira coisa, é que haja condições de aproximação, e como a saboneteira deve ficar próxima à pia, ou lavatório, estes não podem interferir numa boa aproximação, e vai depender do tamanho da pia e também da posição da saboneteira em relação à pia.

Às vezes a pia é tão grande, e tem aquelas barras de apoio em volta da pia, que por sinal não devem mais ser usadas, e tudo isso acaba criando uma barreira para alcançar a saboneteira. A aproximação tem a ver também com a altura, além da distância horizontal.

Outro ponto importante é a posição ergonômica da saboneteira, pois ela precisa estar numa posição onde seja confortável e fácil para o acionamento. Muitos lugares colocam a saboneteira na parede lateral, e acionar o equipamento lateralmente não é fácil, e para alguns, até impossível. Quando a saboneteira está de frente para nós, é mais fácil empurrar a alavanca, e dependendo da pessoa, pode até usar a pia como um apoio, para também colocar seu braço em modo alavanca, apoiando os cotovelos.

Pode haver conflitos, por causa da posição do espelho, que apesar de não ser mais obrigatório, eu ainda acho que a melhor posição dele é na parte frontal, logo acima da pia. Colocar um espelho grande e largo nessa posição, irá tirar o espaço ideal para a posição ergonômica da saboneteira.

Usando a criatividade, para a solução dessa situação, eu pensei que pudesse ser criado ou adaptado uma saboneteira, que seja instalada na parede lateral, e que tenha um sistema de alavanca num sentido diferente, em vez de pressionado contra a parede, seja mudado o ângulo de pressão em 90 graus. Mais praticamente falando, é colocar a saboneteira fixada de lado, daí a pessoa poderá fazer o acionamento empurrando para frente, com a saboneteira do lado.

Como podem ver, além de fazer uma análise bastante prática e funcional dos equipamentos e situações, como nesse caso da posição ergonômica da saboneteira, também coloco soluções alternativas fáceis e baratas aos problemas encontrados. Isso só se consegue com bastante vivência prática, estudo e criatividade. Em muitos casos da minha consultoria em acessibilidade este é meu procedimento, e os resultados são ótimos, pois dependendo da situação, nem existem soluções prontas no mercado, então é preciso inovar.

Assim também procuro ensinar aos meus alunos, seja dos cursos online, seja das aulas presenciais ou das palestras onde ofereço materiais ricos e exclusivos. No meu portfolio você vai conhecer muitos dos casos de sucesso de meus trabalhos, e se quer conhecer mais de minhas idéias, me siga no perfil do Instagram e no canal do YouTube, além de explorar outros artigos aqui do Blog.

 

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });