Negócios Plurais com Ricardo Shimosakai. A Folha de São Paulo, um dos mais importantes e mais lidos jornais do Brasil, lançou a série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, em parceria com o Instagram. Às quartas, o jornal publica em seu perfil na rede social, as histórias de pequenos negócios de todas as regiões do país.
Em vídeos de até cinco minutos, os empreendedores contarão como criaram suas empresas, quais foram as principais dificuldades que encontraram nesse percurso e como têm enfrentado os desafios impostos pela pandemia.
Ricardo Shimosakai foi convidado para contar sua história, e seu episódio foi publicado pelo IGTV no dia 7 de outubro de 2021, onde resumidamente fala sobre as dificuldades enfrentadas pela deficiência, desde abril de 2001, e o sucesso de sua vida como empresário, uma trajetória construída pelas influências da acessibilidade.
A vida de Ricardo Shimosakai, 53, mudou completamente em 2001, quando ele levou um tiro durante um sequestro relâmpago e perdeu o movimento das pernas. “Depois que eu fiquei de cadeira de rodas e tive essa aceitação, eu quis resgatar as coisas boas da minha vida, aquilo que me dava alegria, prazer. Uma das coisas era passear e viajar”, diz Ricardo. Ele, então, percebeu que muitas pessoas com deficiência também tinham a mesma vontade de viajar e não sabiam como fazê-lo.
Por isso, em 2004, criou o site Turismo Adaptado (@turismoadaptado). Ricardo foi pioneiro ao empreender no ramo. “[Naquela época], a questão do turismo acessível era praticamente inexistente no Brasil”, afirma. Depois, ele expandiu para a @ricardoshimosakai. A história é tema do décimo segundo episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, aqui no IGTV, relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país. #negociosplurais #empreendedorismo
Continuei dando palestras, mas só que desta vez online, sem contar as várias lives que fui convidado. Minhas aulas também tomaram o mesmo rumo, não pararam, mas migraram para plataformas de transmissão ao vivo. E no segundo semestre de 2021, as coisas foram reaquecendo muito, e de forma impressionante foi a melhor época que eu já tive nos meus negócios, realizando diversos trabalhos. Também fui bastante procurado por empresas interessadas em divulgar sua marca e produtos, por eu ter uma forte presença na internet.
Eu consegui me segurar na pandemia, por não estar preso a somente um tipo de trabalho, algo parecido com investimentos financeiros, que aconselham a diversificar a carteira de investimentos, pois quando uma opção está em baixa, a outra está em alta, e assim você consegue um equilíbrio.
0 comentários