Negócios Plurais com Ricardo Shimosakai. A inclusão pelo empreendedorismo.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

11 de outubro de 2021

Negócios Plurais com Ricardo Shimosakai. A Folha de São Paulo, um dos mais importantes e mais lidos jornais do Brasil, lançou a série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, em parceria com o Instagram. Às quartas, o jornal publica em seu perfil na rede social, as histórias de pequenos negócios de todas as regiões do país.

Em vídeos de até cinco minutos, os empreendedores contarão como criaram suas empresas, quais foram as principais dificuldades que encontraram nesse percurso e como têm enfrentado os desafios impostos pela pandemia.

Ricardo Shimosakai foi convidado para contar sua história, e seu episódio foi publicado pelo IGTV no dia 7 de outubro de 2021, onde resumidamente fala sobre as dificuldades enfrentadas pela deficiência, desde abril de 2001, e o sucesso de sua vida como empresário, uma trajetória construída pelas influências da acessibilidade.

A vida de Ricardo Shimosakai, 53, mudou completamente em 2001, quando ele levou um tiro durante um sequestro relâmpago e perdeu o movimento das pernas. “Depois que eu fiquei de cadeira de rodas e tive essa aceitação, eu quis resgatar as coisas boas da minha vida, aquilo que me dava alegria, prazer. Uma das coisas era passear e viajar”, diz Ricardo. Ele, então, percebeu que muitas pessoas com deficiência também tinham a mesma vontade de viajar e não sabiam como fazê-lo.

Por isso, em 2004, criou o site Turismo Adaptado (@turismoadaptado). Ricardo foi pioneiro ao empreender no ramo. “[Naquela época], a questão do turismo acessível era praticamente inexistente no Brasil”, afirma. Depois, ele expandiu para a @ricardoshimosakai. A história é tema do décimo segundo episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, aqui no IGTV, relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país. #negociosplurais #empreendedorismo

Particularmente na pandemia, o setor do turismo caiu muito. Mas muitas empresas do turismo estavam aproveitando essa baixa temporada para fazer ajustes e reformas em seus empreendimentos, então meus serviços de consultoria e projetos continuaram. Como fiquei trabalhando muito de casa, tirei da gaveta um projeto do Curso Online Acessibilidade e Inclusão, que não conseguia tempo pra elaborar por causa de meus compromissos externos, então a quarentena me ajudou nisso.

Continuei dando palestras, mas só que desta vez online, sem contar as várias lives que fui convidado. Minhas aulas também tomaram o mesmo rumo, não pararam, mas migraram para plataformas de transmissão ao vivo. E no segundo semestre de 2021, as coisas foram reaquecendo muito, e de forma impressionante foi a melhor época que eu já tive nos meus negócios, realizando diversos trabalhos. Também fui bastante procurado por empresas interessadas em divulgar sua marca e produtos, por eu ter uma forte presença na internet.

Eu consegui me segurar na pandemia, por não estar preso a somente um tipo de trabalho, algo parecido com investimentos financeiros, que aconselham a diversificar a carteira de investimentos, pois quando uma opção está em baixa, a outra está em alta, e assim você consegue um equilíbrio.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Reposted from @oqueteassombra Nossa foto de porta retrato da caminhada “Reconheça o que te Assombra” sem é na Capela dos Aflitos, com nossas amigas e amigos da @aflitos.unamca . Muito obrigado a vocês que dedicaram a manhã do sábado a nossas histórias. 🙏🏽💀👻🖤 ...

40 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

385 42

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1762 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

Você pode gostar……

Live com THAIS TELES

Live com THAIS TELES. Criadora da revista eletrônica Cuvitando, atenta às questões da diversidade, incluindo a pessoa com deficiência.

ler mais

Live com AMANDA RIBEIRO

Live com AMANDA RIBEIRO. A luta para capacitar a sociedade para bem atender as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

ler mais

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });