Live com profissionais da acessibilidade. Luiz Herzog, Luciano Marques e Ricardo Shimosakai.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

8 de outubro de 2021

Live com profissionais da acessibilidade. Três ativistas pela causa da pessoa com deficiência, Luiz Herzog, Luciano Marques e Ricardo Shimosakai trabalham para melhorar a acessibilidade, e por isso tem muitas idéias e opiniões para trocar, num rico bate-papo.

Luiz Herzog é sócio-administrador da Casa do Braille Sinalizacao Visual e Tatil. Já trabalhou na adaptação de inúmeros espaços, mas as mais relevantes foram a entrega do primeiro prédio com sinalização tátil do Brasil, a Laramara em 2000. Exposição fotográfica Imagens da Inclusão, que retrata histórias de luta e superação, a primeira exposição acessível que se tem notícia, em 2003. Participação na revisão da ABNT NBR 9050 em 2004. Instalou a acessibilidade tátil no Museu da Língua Portuguesa em 2006, Museu do Futebol em 2008, galeria tátil das Esculturas Brasileiras da Pinacoteca do estado de São Paulo em 2009 e Hotel Fazenda Campos dos Sonhos em 2011.

Confeccionou maquetes táteis para o Memorial da América Latina em 2012. Projeto de Acessibilidade do Museu do Amanhã em 2015 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Em 2019, a Casa do Braille tem 3 trabalhos mencionados como referência em projeto de acessibilidade no Congresso Internacional da Deficiêncial Visual de Lisboa, e cria a Braillesign – Casa do Braille Portugal. Em 2020, o primeiro trabalho da Braillesign no Museu da Cidade de Covilhã.

Luciano Marques é coordenador de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos. Com apenas um ano de idade, foi acometido pela poliomielite, o que lhe causou paralisia dos membros inferiores. A trajetória política de Luciano começou em 1984, quando fundou a Associação dos Deficientes Físicos de Santos (Adfisa). Nessa época, formou a primeira equipe de basquete adaptado da Baixada Santista.

Luciano conquistou o Tricampeonato Paulista e Vice-Campeão Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, participou também da formação de cinco gerações de basquete na Adfisa. Dançarino, conquistou o terceiro colocado no campeonato brasileiro de dança esportiva. Em 2000, é eleito presidente do Conselho para Integração das Pessoas com Deficiência (Condefi). Na última eleição, Luciano se candidatou a vereador pelo PMDB, obtendo 2.066 votos se tornando o primeiro suplente da Câmara Municipal.

Ricardo Shimosakai é consultor, palestrante e professor, especializado em acessibilidade, inclusão e turismo. Criador da Turismo Adaptado, conquistou diversos prêmios ao longo da sua carreira desde 2004. Ganhou o prêmio de melhor trabalho de turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities em 2007. Foi condecorado com o Diploma de Mérito e Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo em 2010.

Recebeu a placa de Honra ao Mérito pela Revista Reação em 2012. Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência na categoria Empreendedores com Deficiência nos anos de 2016 e 2017. Recebeu a homenagem às “Personalidades que Contribuem para o Desenvolvimento do Turismo Paulistano” na Câmara Municipal de São Paulo em 2018. Foi o vencedor etapa Brasil e finalista etapa Mundial do WSA – World Summit Awards 2019, a maior premiação em conteúdo digital do mundo, na Categoria Cultura e Turismo.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Exclusão, segregação, integração ou inclusão. Saiba o que realmente você pratica. A verdadeira inclusão elimina barreiras e permite a participação de todas as pessoas. Assista a palestra e leia o artigo em https://ricardoshimosakai.com.br/exclusao-segregacao-integracao-ou-inclusao/

#pracegover #pratodosverem Grupo de 12 pessoas posa para foto, na fileira de frente 4 pessoas, sendo 3 cadeirantes, incluindo Ricardo Shimosakai. Na fileira de trás, 8 pessoas vestidas de trajes típicos da Alemanha.

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #wabtec #equidade #diainternacionaldapessoacomdeficiência #integração #segregação #exclusão #igualdade
...

15 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

299 40

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1758 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

20 2

Você pode gostar……

Live com THAIS TELES

Live com THAIS TELES. Criadora da revista eletrônica Cuvitando, atenta às questões da diversidade, incluindo a pessoa com deficiência.

ler mais

Live com AMANDA RIBEIRO

Live com AMANDA RIBEIRO. A luta para capacitar a sociedade para bem atender as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

ler mais

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });