Nada sobre nós sem nós. A inclusão que gera resultados.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

17 de abril de 2024

Nada sobre nós sem nós. A inclusão é uma palavra muito citada, mas muitas vezes pouco compreendida e muito menos aplicada. Já evoluímos bastante, comparado a anos atrás, e nem falo de um passado muito distante. A luta pela inclusão é antiga, mas acredito que ela deu uma grande acelerada pelo surgimento da internet, onde pessoas de todo o mundo passaram a ter uma oportunidade maior de trocar experiências e se manifestarem. Essa evolução ajudou que, as próprias pessoas com deficiência, entendessem melhor o que é inclusão, e passassem a exigir melhor seus direitos. 

Um grande marco dessa mudança foi a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um Tratado Internacional sobre Direitos Humanos que foi construído pelas pessoas com deficiência de todo o mundo ao longo de vários anos. Foram 192 países que em 2006 concluíram este documento, e em 2008 foi ratificada pelo Brasil, passando a ter um status constitucional, ou seja, tão importante quanto nossa constituição e soberana perante as outras leis. Mais importante do que ter um documento elaborado por pessoas de todo o mundo, é que elas são pessoas com deficiência.

Nada sobre nós sem nós

Um lema significativo foi criado para representar esse evento, que era “Nada Sobre Nós Sem Nós”. É ótimo que as pessoas se importem e respeitem as pessoas com deficiência, mas para realmente entender nossas necessidades e qual a melhor maneira de char uma solução, nada melhor do que falar com as próprias pessoas com deficiência. Então, tudo o que seja feito para nós, deve ter a nossa participação de alguma forma. Isso não é somente algo para querer incluir as pessoas com deficiência na sociedade, mas por exemplo, já cansei de visitar lugares onde a acessibilidade tinha erros ou falhas, que não aconteceriam de uma pessoa com deficiência fosse no mínimo consultada. Nada sobre nós sem nós,

Eu já fiz uma matéria completa com o nome Acessibilidade mal planejada, clique neste link e dê uma olhada. Alí eu mostro um banheiro onde o vaso sanitário e a pia foram colocados um de frente para o outro, tirando o espaço necessário de aproximação na frente deles. Quem projetou isso foi um arquiteto, achei inacreditável, mas se tivessem me chamado para dar uma consultoria desse projeto, teria descartado esse, e outros erros que também existiam, na primeira avaliação. Por isso, a importância do Nada sobre nós sem nós

Quem conhece meu trabalho, sabe que eu desenvolvi um conceito chamado Acessibilidade Funcional, que é a acessibilidade baseada na prática, onde as verdades aparecem. É algo parecido com um conceito bastante conhecido pelos profissionais da informática, que se chama UX Design, que busca a experiência do usuário para elaborar e adequar seus softwares e outros produtos. Eu não sou contra leis e normas, e nem acho que elas são ruins, mas tenho certeza que elas são incompletas, tem alguns erros, demoram para se atualizar, e praticamente não tem a participação das pessoas com deficiência. Sempre faço essa crítica em minhas palestras para trazer a realizada dos espectadores.

Eu sou um usuário de cadeira de rodas desde 2001, mas nem para as questões relacionadas à acessibilidade para cadeirantes, eu me baseio somente em mim, naquilo que é satisfatório para mim. Uma pessoa com a mesma causa da deficiência que eu, no caso uma lesão medular T7, pode ter necessidades, habilidades e hábitos diferentes. Aliás, é um erro se basear na pessoa, somente pela deficiência ou pelo equipamento que ela utiliza, senão tudo seria mais fácil, e muita coisa não dá certo, justamente porque muita gente faz isso.

É preciso conhecer as pessoas com deficiência, e não só uma, mas inúmeras delas. É por isso que eu sempre estou em contato com pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, experimentando inúmeras situações e trocando idéias sobre problemas e soluções. Eu pratico o Nada sobre nós sem nós, pois eu sou eu, e temos que ver o nós. É por isso que meus treinamentos tem um conteúdo enorme, exclusivo e de alto grau de efetividade, pois é feito baseado nas pessoas que vivem a problemática. Se você seguir meu perfil do instagram ou meu canal do Youtube, verá o quanto eu sou participativo no movimento das pessoas com deficiência

Para quem quer aprender e fazer a coisa da maneira certa, para não correr o risco de lidar com problemas que podem gerar alto custo financeiro para arrumar, eu ofereço meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão, que é uma síntese de tudo o que falei acima, tudo a ver com o Nada sobre nós sem nós. Os ensinamentos são baseados na prática de várias pessoas com deficiência, à nível internacional, pois tem várias experiências de sucesso do exterior que dou como exemplo. Sem contar que você também passará a ser um profissional com muito mais valor, pois acessibilidade e inclusão são conceitos cada vez mais exigidos e procurados, mas com poucos profissionais que tenham um conhecimento de alto nível.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });