Live com AMANDA RIBEIRO

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

7 de janeiro de 2022

Um dos pontos importantes para a inclusão, é conhecer as pessoas, entre elas, as pessoas com deficiência. Várias vezes não há eficácia em oferecer acessibilidade sem pensar em ações de inclusão, a experiência acaba ficando incompleta. Isso porque, dependendo da deficiência, a necessidade vem mais através de atitudes do que de objetos, como por exemplo pessoas com autismo. E mesmo quando o objeto é importante, como por exemplo brinquedos acessíveis, onde há uma necessidade de um acesso diferenciado, se não houver pessoas bem treinadas para o atendimento inclusivo, a experiência pode ser decepcionante.

A sociedade está percebendo a importância da inclusão, e por isso empresas e profissionais estão buscando capacitação para melhor atender. É importante que as informações passadas sejam passadas por pessoas experientes, de preferência por quem vive a necessidade no cotidiano e seja uma pessoa bem ativa. Seguindo esse molde, Amanda Ribeiro, mãe de um filho com autismo e Ricardo Shimosakai, paraplégico desde 2001, respondem perfeitamente.

Ambos buscaram uma forma de como passar suas experiências para outros, para que pudessem melhorar o atendimento à pessoa com deficiência, melhorando assim e experiência do cliente com deficiência, e aumentando o faturamento e a visibilidade da empresa que busca melhorar suas atitudes inclusivas. A inclusão já é uma obrigação de qualquer empresa, segundo a legislação brasileira, porém os benefícios alcançados por quem oferece uma inclusão adequada, são muito maiores do que um dever legislativo.

Amanda Ribeiro de 38 anos, administradora, mãe do Arthur, hoje com 5 anos de idade, autista, resolveu estudar sobre autismo para ajudar o filho. Formada em Administração de Empresas, se especializou em Intervenção Precoce do Autismo pelo CBI of Miami (Child Behavior Institute) além de ser a 1ª brasileira a receber a certificação Certified Autism Travel Professional (CATP) pelo IBCCES (International Board of Credentialing and Continuing Education Standards. Pós-graduanda em Direito da Diversidade e Inclusão e consultora de acessibilidade e inclusão, criou a Incluir Treinamentos, uma empresa que treina e capacita profissionais e empresas para inclusão de autistas e pessoas com deficiência na sociedade.

Ricardo Shimosakai, Bacharel em turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Graduado em Educação 4.0 pela Faculdade Descomplica, é um profissional especialista em acessibilidade, inclusão e turismo. Professor em cursos de Pós-Graduação e MBA, já foi convidado a palestrar por todo o Brasil e em diversos países no exterior. Um dos pioneiros do turismo acessível no país, membro de organizações internacionais da área. Implantou seus métodos de Acessibilidade Funcional em inúmeros parques, eventos, destinos e estabelecimentos, e capacitou milhares de pessoas através de seus cursos e treinamentos. Possui uma forte presença na internet, sendo um dos primeiros influenciadores a falar sobre acessibilidade.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Reposted from @oqueteassombra Nossa foto de porta retrato da caminhada “Reconheça o que te Assombra” sem é na Capela dos Aflitos, com nossas amigas e amigos da @aflitos.unamca . Muito obrigado a vocês que dedicaram a manhã do sábado a nossas histórias. 🙏🏽💀👻🖤 ...

18 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

365 41

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1759 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

Você pode gostar……

Live com THAIS TELES

Live com THAIS TELES. Criadora da revista eletrônica Cuvitando, atenta às questões da diversidade, incluindo a pessoa com deficiência.

ler mais

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });