Acessibilidade para carros e pedestres. A facilidade de um não pode prejudicar o outro.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

12 de janeiro de 2022

Acessibilidade para carros e pedestres. Eu sempre digo que a acessibilidade é uma facilidade aplicada a todas as pessoas, e não somente às pessoas com deficiência. O estudo de caso que eu trago como exemplo, tem a ver com conflitos de acessibilidade do carro ao estacionamento e a passagem de pedestres pela calçada, em frente a uma Agência dos Correios

Várias casas ou estabelecimentos comerciais, possuem uma garagem ou vaga de estacionamento, mas entre a rua e a vaga, tem a calçada. A acessibilidade para o acesso às calçadas pelo pedestre, se dá pelas rampas que proporcionam o rebaixamento da guia. Também é comum ver um rebaixamento da calçada para os carros, mas muitas vezes, essa rampa é aplicada em toda a largura da calçada, e não somente na beirada da guia, como é feita para os pedestres.

Quando toda a largura da calçada fica inclinada, isso causa uma dificuldade para os pedestres, principalmente aqueles que usam cadeira de rodas, carrinhos de bebê, ou até mesmo para pessoas que andam mas tem dificuldade no equilíbrio, como idosos e pessoas com paralisia cerebral. Outro agravante, é que as obras na calçada, geralmente são feitas individualmente por cada imóvel, procurando fazer algo bonito e útil, mas sem pensar na acessibilidade. Com diferentes trechos de calçada, cada um com material e estrutura diferente, como um quebra-cabeça, o caminhar pela calçada pode parecer uma prova de obstáculos.

Em normas técnicas, a solução para isso é chamada de acesso do veículo ao lote. A calçada deve possuir uma faixa central livre de obstáculos, com piso plano e liso, para que a circulação das pessoas seja o mais tranquilo possível. Entre a rua e a faixa livre coloca-se uma rampa, e depois outra entre a faixa livre e a garagem ou vaga de estacionamento. Devemos pensar que o carro tem muita força, então subir essas rampas não é nada difícil, enquanto que o pedestre já não possui tanta força assim, principalmente aqueles com maior comprometimento físico.

A calçada é uma discussão antiga, não só para a acessibilidade. Já tiveram várias discussões e regulamentações, mas até hoje essa questão é bastante confusa. A calçada é pública, então deve servir a todos, o que inclui as pessoas com deficiência, e consequentemente possuir acessibilidade. A prioridade nas calçadas é do pedestre, então as facilidades criadas para os carros, não podem prejudicar o pedestre. O poder público deveria dar a liberdade dos imóveis para modificar as calçadas, mas seguindo normas de uma calçada ideal, desta forma, a liberdade é compartilhada entre todos.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Exclusão, segregação, integração ou inclusão. Saiba o que realmente você pratica. A verdadeira inclusão elimina barreiras e permite a participação de todas as pessoas. Assista a palestra e leia o artigo em https://ricardoshimosakai.com.br/exclusao-segregacao-integracao-ou-inclusao/

#pracegover #pratodosverem Grupo de 12 pessoas posa para foto, na fileira de frente 4 pessoas, sendo 3 cadeirantes, incluindo Ricardo Shimosakai. Na fileira de trás, 8 pessoas vestidas de trajes típicos da Alemanha.

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #wabtec #equidade #diainternacionaldapessoacomdeficiência #integração #segregação #exclusão #igualdade
...

15 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

299 40

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1758 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

20 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });