Jogo simula acessibilidade web. Dell cria experiência educativa e divertida.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

12 de abril de 2021

Jogo simula acessibilidade web. O LEAD – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies no Brasil – desenvolveu um jogo virtual, voltado a exemplificar a dificuldade que pessoas cegas ou com baixa visão enfrentam durante a navegação online. Batizado de Empathy Wal, o game permite simular a experiência e tem o objetivo de conscientizar desenvolvedores e empresas sobre a importância de pensar na acessibilidade no momento de criar um site.

Ao iniciar o Empathy Wal, é possível escolher a jornada simulando a navegação sendo uma pessoa de baixa visão ou cega. No primeiro caso, as maiores barreiras de navegação estão relacionadas ao tamanho dos elementos em tela e aos elementos com pouco contraste entre as cores de fundo e o texto, por exemplo. 

Já no caso da pessoa cega, as grandes dificuldades estão em sites que realizam atualização automática, o que prejudica o funcionamento do leitor de tela. Isso acontece porque a cada atualização, a leitura volta para o início do conteúdo. Outros desafios são referentes a ausência de audiodescrição ou texto alternativo em imagens e a sons que reproduzem automaticamente, competindo com os leitores de tela. 

O LIDE lembra que, no ano passado, também desenvolveu a WAL (Website Accessibility Layer), voltada especificamente a tornar as páginas web acessíveis para pessoas com deficiência visual. Atualmente, a solução está sendo testada em sete países da América Latina, além do Brasil, inclusive para apoiar os colaboradores que estão em home office neste período de distanciamento social. 

A Website Accessibility Layer (WAL) conta com mais de 20 recursos que permitem aos usuários com deficiência visual acessarem sistemas web como Salesforce e SharePoint, por exemplo. A solução auxilia também pessoas com daltonismo, com mudança de cores e contrastes, e dislexia, com opções de fontes que auxiliam a leitura. 

Conheça mais o Lead Dell

A partir da ideia de transformar vidas por meio de tecnologia, a Dell idealizou o Lead – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell. O Centro foi fundado em Fortaleza, em 2011, por meio de parceria com grandes instituições de ensino do estado do Ceará e é mantido com recursos de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), conforme a Lei nº 8.248/91, popularmente conhecida como Lei de Informática.

O Lead é formado por uma equipe multiprofissional que valoriza a diversidade e a inclusão. Ao longo de sua história, tem atuado com inovações tecnológicas para apoiar a transformação do mercado e da sociedade. O time trabalha com pesquisa e desenvolvimento de soluções em diversas áreas, como: processamento de linguagem natural, dispositivos vestíveis, inteligência artificial, desenvolvimento de ferramentas web e mobile, utilizando de tecnologias atuais do mercado.Fonte: ipnews

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Diversidade nos pares dispares. A habilidade de enxergar diferenças nas igualdades. Entenda como as coisas e pessoas podem ser iguais ao mesmo tempo que são diferentes. Entenda tudo em https://ricardoshimosakai.com.br/diversidade-nos-pares-dispares/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai faz uma expressão de prazer com a mão direita erguida na altura do peito, em frente à duas fotos, da Biblioteca da Universidade Mackenzie em São Paulo e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #paresdíspares #GiovannaNucci #diversidade #igualdade #fotografia #turismoacessível #turismoinclusivo
...

11 0

¡¡¡¡EMPEZAMOS UN MES DE PELÍCULA!!!! 🎉♿⛰️
-
La semana pasada apunt_media nos acompañó en una de nuestras rutas accesibles. ¿Has visto el reportaje?
-
LINK EN LA BIO⬆️⬆️⬆️🎞️🎥
-
¡¡¡Y a partir del lunes SE VIENEN MUCHAS SORPRESAS!!!
-
¿Te imaginas a algún ayuntamiento subvencionando nuestras rutas inclusivas para que sean GRATUITAS? 😊❤️🙏🏽
-
¡VA A PASAR!
-
¡¡¡¡LA SEMANA QUE VIENE TE LO CUENTO TODO!!!! 😝
-
#turismoadaptadov3 #somosv3 #viajesaccesibles #rutasaccesibles #sierradecalderona #turismoinclusivo #turismoaccesible #turismoadaptado #Valencia #olocau #silladeruedas #discapacidad #diversidadfuncional #movilidadreducida #disability #wheelchair #àpuntmèdia #inclusion #freedom #sinlímites #sinbarreras #accesibility #tetraplegic #wheelies #comunitatvalenciana #television #repost #reportaje #wheelchairlife #puravida
...

207 1

Estudo arquitetônico de uma residência adpatada para PCD #casaestreita #pcd #acessibilidade
➕ arquitetapage
Estudo: marismerk
.
.
.
#arquitetapage #aprendizdearquitetura #aprendarquitetura #arquiteta #arquiteto #arquiteturaeurbanismo #arquiteturadeinteriores #projetoarquitetonico #croquis #estudantedearquitetura #arquitecto #desenho #arqui #arquitetura #archi_students #arch_sketch #archisketcher #arch_grap #architecturestudent #arquitectura #arquitect #architecturelovers #desenhodeinteriores #architecture
...

1142 6

Por muitas e muitas vezes eu já falei aqui da importância de darmos um lugar em nossos corações àquelas pessoas que já tivemos um relacionamento significativo.

Mas também é imprescindível fazermos isso com os ex-parceiros do(a) nosso(a) atual companheiro(a), pois eles também tiveram um relevante papel na vida de quem agora está conosco.

E só porque o relacionamento deles não deu certo lá atrás, podemos usufruir da companhia de que está ao nosso lado HOJE!

Recentemente, em um atendimento on-line, pudemos, eu e a cliente, perceber o quanto esse movimento de arrogância pode prejudicar o seu casamento.

Abrindo parêntese porque eu sei que vão perguntar:

Mas Guilherme e se for a(o) ex dele(a) que me exclue?

Eu te digo: faça a sua parte e deixe os emaranhados do outro com ele. Só quem vai ganhar é você com esse movimento para o Mais!

Fechando parêntese.

Assim, que possamos ter a maturidade de incluir quem precisa ser incluído, para que a postura danosa da exclusão não prejudique a relação atual e, muito menos, possa acabar afetando negativamente os nossos filhos.

Essa é a minha dica sistêmica de hoje.

Um abraço,

Guilherme Fernandes
...

542 35

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

223 7

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });