Furgão acessível. Qualquer carro pode ser adaptado para ser conduzido por uma pessoa com deficiência, porém não são todos os carros que são vendidos com o benefício da isenção de impostos. Para os carros para quem presta serviço de transporte, como taxis, há pessoas como eu que não necessitam de nenhuma adaptação, desde que o carro não seja alto, eu consigo fazer a transferência sozinho e depois é só desmontar a cadeira de rodas e guardar no porta-malas. Mas para algumas pessoas, um carro adaptado é muito menos trabalhoso e mais confortável, ser transportado sem que seja necessário sair da cadeira de rodas, e para esse público existem os veículos de transporte adaptados.
Certa vez, quando eu fui à uma feira de produtos e serviços voltado ao público com deficiência, chamada Ability Expo em Nova Iorque, eu percebi que as adaptações para passageiros, em sua maioria, eram feita através de rampas em veículos de porte médio ou grande, parecido também como fazem na Europa. Foi então que eu me dei conta, que no Brasil, temos poucos modelos de automóveis desse tipo. Que são conhecidos como peruas, wagon, furgão ou minivans. Grandes montadoras como Toyota, Mercedes, Hyundai, Kia, entre outras, já fabricam esse tipo de carro no exterior, mas não há fabricação no Brasil, e a venda do automóvel importando acaba ficando cara e burocrática.
Alguns poucos modelos, ainda conseguem receber adaptações para passageiros. O primeiro veículo adaptado para taxi foi o Doblô da Fiat, geralmente com plataforma elevatória, mas ele não é mais fabricado. Agora a Spin da Chevrolet, adaptado com rampa, é o carro mais utilizado para esse serviço. Existem veículos maiores, como as vans, que cabem uma média de 14 pessoas nos bancos, e dependendo da adaptação, até 4 cadeiras de rodas, e geralmente utilizam plataformas para o acesso, como é o caso do serviço Atende da Prefeitura de São Paulo, mas existem empresas particulares de transporte que utilizam esse mesmo tipo de equipamento.
A Peugeot lançou um novo veículo, que é o modelo Expert, menor do que as vans convencionais e mais espaçosa do que o maior carro de passeio, oferecendo capacidade de até 11 pessoas sentadas nos bancos. Outra vantagem, é que para dirigir esse automóvel, não é preciso uma categoria superior na carteira de habilitação, então aqueles que possuem a categoria “B” também podem dirigi-lo.
Agora a Azul Mob, também já possui esse automóvel adaptado para transportar passageiros em cadeira de rodas. A adaptação rebaixou o piso interno, e instalou um sistema de rampa operado manualmente, que fica embutido debaixo do piso. Para montar a rampa, você abaixa o para-choques, e puxa a rampa e depois desdobra ela, pois tem duas partes interligada, que é para oferecer uma inclinação mais suave. A capacidade de passageiros ficou em 9 passageiros, incluindo uma pessoa em cadeira de rodas; Depois que eu conheci pessoalmente uma van com uma rampa manual, numa agência receptiva em Cancún, chamada Cancún Accesible, percebi que equipamentos manuais são mais práticos e acabam sendo mais baratos e com manutenção mais simples, do que as opções de plataformas elétricas.
Ter uma opção de transporte com média capacidade de passageiros, é uma boa alternativa para clientes e empresários, pois geralmente você aluga a van, ou seja, o veículo inteiro, independente de quantas pessoas forem embarcar. Então se for 6 pessoas numa van com capacidade para 12 pessoas, você não paga a metade do preço por ocupar metade dos assentos. Um automóvel com média capacidade, acaba sendo uma boa alternativa quando, tem mais pessoas e bagagens que não cabem num único carro de passeio, mas que não precisam necessariamente de um automóvel tão grande como uma van. E nisso, temos que considerar que embarcar um passageiro em sua própria cadeira de rodas, ocupa bastante espaço.
Outra vantagem de veículos de porte médio, é justamente o tamanho, que facilita o acesso e estacionamento. Certa vez, eu estava vendo a dificuldade de manobra de uma van do Atende para entrar em um centro de reabilitação, pois o automóvel é enorme, e o local para desembarque não era não amplo. E foi aí que percebi mais uma coisa, pois esse serviço, geralmente leva somente uma pessoa em cadeira de rodas e seu acompanhante, então não seria necessário um automóvel tão grande e caro. Dificilmente esse serviço faz um transporte em sua capacidade máxima, mas analisando a demanda e praticidade, essas vans de grande porte para esse tipo de serviço, na sua maioria é um desperdício, então seria inteligente na renovação de frota, renovar os modelos de automóveis.
Como pude mostrar neste artigo, a acessibilidade não é somente para questões arquitetônicas, o transporte também é tão importante quanto. Afinal de que adianta um local acessível se você não tem condições de transporte acessível para chegar até o lugar? E nesse contexto, também demonstrei a importância da Acessibilidade Funcional também para o transporte, automóveis e tecnologias assistivas. Eu sempre indico a seguir meu Instagram e Youtube, além deste blog, pois são os locais onde você poderá aprender muito vendo meus conteúdos. E te convido, se tiver interesse em aprender ainda mais, a se inscrever em meus cursos, e caso prefira ter alguém para implantar essas idéias, contrate meu serviço de consultoria.
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