Falando sobre acessibilidade e inclusão. A importância de colocar o tema em pauta.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

21 de janeiro de 2022

Falando sobre acessibilidade e inclusão. A informação é um ítem muito importante quando se fala em acessibilidade e inclusão, mas que infelizmente não é dada a devida importância, e por isso poucas ações nesse sentido são realizadas.

Quando se fala em acessibilidade, há vários lugares com uma acessibilidade boa, mas que não informam a existência dela, através de seus materiais informativos, como site na internet, redes sociais, materiais impressos, na própria sinalização do local ou até mesmo em entrevistas para a mídia. Eu chamo de acessibilidade escondida, porque existe, mas ninguém sabe que tem. Há muitas pessoas com deficiência que deixam de fazer passeios por não encontrarem informações a respeito da acessibilidade do local.

A acessibilidade e a inclusão deveriam estar na formação de todas as pessoas, ensinado nas escolas e faculdades, em todos os cursos. Saber lidar com as pessoas é importante a todos, e principalmente nas profissões que lidam com pessoas. Na verdade, isso é um dever, pois o desconhecimento de como saber lidar com as diferenças, podem desencadear entendimentos como preconceito e discriminação. Por isso eu digo que uma pessoa formada na faculdade, mas que não foi ensinada a como lidar com essas questões, não está preparada para o mercado, pois com certeza, em algum momento, ela terá que encarar isso. Antigamente existia uma matéria chamada Educação Moral e Cívica, que foi extinta, mas que eu acho que caberia muito bem para ensinar sobre a diversidade, e não digo somente relacionada à pessoa com deficiência, mas também às mulheres, negros, LGBTQIA+, idosos, entre outros.

A modernidade ajudou a popularizar a internet, que é uma ferramenta incrível para compartilhar informações e fazer pesquisas. Eu fui um dos primeiros blogs no Brasil a falar sobre acessibilidade e inclusão, mas atualmente há centenas de pessoas que colocam informações, principalmente nas redes sociais. Mesmo não tendo intenção profissional, só de ver o cotidiano de uma pessoa com deficiência, já nos ajuda muito, às vezes até mais do que as tradicionais leis e normas.

Quanto mais informação disponível, produzidas por cada vez mais pessoas, irá ajudar a difundir a acessibilidade e a inclusão para a sociedade, que aprenderá seus valores, e ficará cada vez mais habituada na convivência com a diversidade. A veiculação dos Jogos Paralímpicos na televisão aberta, serve como exemplo, onde muitas pessoas puderam conhecer um pouco mais, e passaram a admirar, quebrando seus preconceitos e pensamentos de vitimização alheia.

Espalhar informação é importante, mas é bom também ter canais de informação dedicados ao assunto, com pessoas bastante gabaritadas para falar sobre o assunto. Um bom exemplo é a Rádio Ame Os Raros, uma rádio web com programação diária, e que também faz lives através da intenet, onde eu fui um dos convidados para falar sobre o futuro da acessibilidade, as inovações, o que está ficando obsoleto, idéias criativas e novos conceitos. Quem conduziu a live foi Ítalo Duarte, que é o locutor da rádio, e sabe conduzir muito bem suas entrevistas. Fiquei imensamente em ver a força dessa iniciativa, que conseguiu trazer ao vivo, aproximadamente 3 mil pessoas, o maior público que já assistiu minha participação em todas as lives que eu já fiz.

A minha felicidade, é perceber que a minha contribuição está de alguma forma, colaborando para transformar o olhar desse grande número de pessoas, que com certeza farão diferença no avanço para uma sociedade mais acessível e inclusiva. Então fechando o raciocínio, do título que foi colocado neste artigo, essa é a importância de colocar o tema acessibilidade e inclusão em pauta, de forma abrangente e constante.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Diversidade nos pares dispares. A habilidade de enxergar diferenças nas igualdades. Entenda como as coisas e pessoas podem ser iguais ao mesmo tempo que são diferentes. Entenda tudo em https://ricardoshimosakai.com.br/diversidade-nos-pares-dispares/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai faz uma expressão de prazer com a mão direita erguida na altura do peito, em frente à duas fotos, da Biblioteca da Universidade Mackenzie em São Paulo e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #paresdíspares #GiovannaNucci #diversidade #igualdade #fotografia #turismoacessível #turismoinclusivo
...

11 0

¡¡¡¡EMPEZAMOS UN MES DE PELÍCULA!!!! 🎉♿⛰️
-
La semana pasada apunt_media nos acompañó en una de nuestras rutas accesibles. ¿Has visto el reportaje?
-
LINK EN LA BIO⬆️⬆️⬆️🎞️🎥
-
¡¡¡Y a partir del lunes SE VIENEN MUCHAS SORPRESAS!!!
-
¿Te imaginas a algún ayuntamiento subvencionando nuestras rutas inclusivas para que sean GRATUITAS? 😊❤️🙏🏽
-
¡VA A PASAR!
-
¡¡¡¡LA SEMANA QUE VIENE TE LO CUENTO TODO!!!! 😝
-
#turismoadaptadov3 #somosv3 #viajesaccesibles #rutasaccesibles #sierradecalderona #turismoinclusivo #turismoaccesible #turismoadaptado #Valencia #olocau #silladeruedas #discapacidad #diversidadfuncional #movilidadreducida #disability #wheelchair #àpuntmèdia #inclusion #freedom #sinlímites #sinbarreras #accesibility #tetraplegic #wheelies #comunitatvalenciana #television #repost #reportaje #wheelchairlife #puravida
...

207 1

Estudo arquitetônico de uma residência adpatada para PCD #casaestreita #pcd #acessibilidade
➕ arquitetapage
Estudo: marismerk
.
.
.
#arquitetapage #aprendizdearquitetura #aprendarquitetura #arquiteta #arquiteto #arquiteturaeurbanismo #arquiteturadeinteriores #projetoarquitetonico #croquis #estudantedearquitetura #arquitecto #desenho #arqui #arquitetura #archi_students #arch_sketch #archisketcher #arch_grap #architecturestudent #arquitectura #arquitect #architecturelovers #desenhodeinteriores #architecture
...

1142 6

Por muitas e muitas vezes eu já falei aqui da importância de darmos um lugar em nossos corações àquelas pessoas que já tivemos um relacionamento significativo.

Mas também é imprescindível fazermos isso com os ex-parceiros do(a) nosso(a) atual companheiro(a), pois eles também tiveram um relevante papel na vida de quem agora está conosco.

E só porque o relacionamento deles não deu certo lá atrás, podemos usufruir da companhia de que está ao nosso lado HOJE!

Recentemente, em um atendimento on-line, pudemos, eu e a cliente, perceber o quanto esse movimento de arrogância pode prejudicar o seu casamento.

Abrindo parêntese porque eu sei que vão perguntar:

Mas Guilherme e se for a(o) ex dele(a) que me exclue?

Eu te digo: faça a sua parte e deixe os emaranhados do outro com ele. Só quem vai ganhar é você com esse movimento para o Mais!

Fechando parêntese.

Assim, que possamos ter a maturidade de incluir quem precisa ser incluído, para que a postura danosa da exclusão não prejudique a relação atual e, muito menos, possa acabar afetando negativamente os nossos filhos.

Essa é a minha dica sistêmica de hoje.

Um abraço,

Guilherme Fernandes
...

542 35

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

223 7

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });