A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

11 de maio de 2022

A acessibilidade na xilogravura. A xilogravura é uma técnica de impressão bastante antiga na qual se utiliza uma madeira entalhada como matriz, de maneira negativa, ou seja, com a figura ao contrário do que se deseja ela impressa, depois se aplica uma tinta em cima da parte talhada da madeira e pressiona em cima de um papel. Para facilitar a compreensão, é praticamente um carimbo de madeira. Tem origem chinesa, ao que tudo indica tendo seu início no século II, e se popularizou no Brasil, principalmente na região nordeste, através da Literatura de Cordel, que utilizava esta técnica para ilustrar os folhetos.

Visitando a exposição do Pernambucano J. Borges, considerado uma das referências da xilogravura brasileira, me dei conta como a xilogravura tem tudo a ver com a acessibilidade, mesmo que ela não tenha sido criada com esta finalidade. Como a matriz é feita para que a madeira tenha relevo, ela é esculpida com instrumentos com lâminas afiadas, chamados de goivas, e são justamente esses pontos em relevo que aparecerão na impressão, isso é praticamente o mesmo princípio que se usa para fazer materiais táteis para pessoas com deficiência visual.

O tato é um dos principais sentidos utilizados para obter informação, principalmente por pessoas cegas. Além do Braille, que é a escrita de pontos em relevo, outro recuso tátil são os mapas táteis, que mostram a estrutura de um ambiente para que a pessoa tenha uma ideia do espaço como um todo. Os pisos táteis colocados no chão, direcionais ou de alerta, como os nomes dizem, dão direção e alertam sobre obstáculos ou desvios de direção no caminho. Maquetes táteis, oferecem acessibilidade para compreender formas de diversos tipos, até mesmo esculturas abstratas, como eu já falei no blog em outro artigo.

Mas o que mais se aproxima com a xilogravura, são as representações em relevo de obras de arte, geralmente feitas para dar vida às pinturas ou impressões. Numa peça criada para acessibilidade, as texturas variam de acordo com áreas diferentes que se quer identificar. Por exemplo, um quadro de uma paisagem de praia, a areia tem um tipo de textura, a água tem uma textura diferente, e as árvores, uma outra textura diferente das duas primeiras, para que a pessoa consiga ter mais facilidade em identificar os diferentes objetos ou materiais. Para tornar ainda mais real, você pode aproximar a textura da realidade, colocando um granulado fino para identificar a areia, uma área mais lisa para indicar o mar, e uma textura maior como se fosse as folhas das árvores.

Algumas peças, como a placa tátil do quadro Mona Lisa de Leonardo da Vinci, os relevos assumem como se fossem as ondulações do rosto da pessoa, com nariz, boca e bochechas mais saltados. Para proporcionar ainda mais riqueza de detalhes, quando materiais táteis são utilizados em conjunto com a audiodescrição, a informação passada ao visitante fica imensamente mais rica. Quando estes recursos estão presentes em uma exposição, eles acabam servindo como um atrativo também para pessoas que enxergam. Por isso, sempre insisto na popularização dos recursos de acessibilidade, que eles possam ser utilizados por todos, e que sejam informados e divulgados para que todos saibam.

Em todos os meus trabalhos, sempre considero também as questões voltadas à pessoa com deficiência visual. Então sempre aponto as melhorias a serem feitas nessa área em minhas consultorias de acessibilidade e inclusão, é um assunto sempre presente em meus cursos, aulas e palestras. Meus materiais digitais como o blog e redes sociais, sempre coloco textos alternativos e aplico contrastes para facilitar a visualização por pessoas com baixa visão. Esses recursos são essenciais nas escolas e no trabalho, para que assim possa proporcionar mais autonomia, e facilitar a inclusão na sociedade.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });