Não coloque adesivo no espelho, pois ele tira o alcance visual necessário para acessibilidade

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

9 de novembro de 2022

Não coloque adesivo no espelho. Banheiros públicos podem ser utilizados por muitas pessoas, dependendo do local, data e horário, e todos tem a obrigação de oferecer acessibilidade. Eu costumo encontrar erros de acessibilidade em vários lugares, e percebo que o problema é geralmente com a pessoa que projeta acessibilidade. Quase todos os lugares onde se aprende acessibilidade, fazem uma abordagem genérica, apesar de ter muito assunto, e os erros em grande parte, aparecem nos detalhes, que poucos prestam atenção. Na verdade, o problema não é de quem aprende, mas de quem ensina, ensina mal.

Esse pensamento vai muito de encontro ao conceito que eu desenvolvi, chamado Acessibilidade Funcional, onde a acessibilidade é pensada na prática, e baseada na experiência do usuário. Há lugares onde a acessibilidade está correta, de acordo com as normas e leis, mas quando ela é utilizada, não funciona direito. Isso também é culpa de normas e leis desatualizadas.

Em muitos banheiros, principalmente em lugares particulares que possuem mais cuidado com a manutenção e limpeza, como por exemplo os shopping centers, é comum encontrar nos espelhos, um adesivo com alguma mensagem. Essas mensagens podem ser variadas, já vi sendo utilizada como espaço de propaganda para alguma loja do estabelecimento, ou também para mensagens educativas, como na pandemia, vários orientavam como lavar as mãos corretamente.

Isso já vi em banheiros coletivos e também em banheiros exclusivos para pessoas com deficiência, e os espelhos estavam instalados corretamente ou pelo menos razoavelmente. Até ai, está tudo certo, mas o problema é na posição onde este adesivo é colocado, em quase todos, na parte de baixo do espelho, justamente aonde há mais alcance visual pelas pessoas com deficiência, principalmente usuários de cadeira de rodas e pessoas com baixa estatura.

Ainda bem, este é um problema fácil de resolver, tirando o adesivo desse lugar e colocando em outro, na parede, por exemplo. Esse tipo de caso, pode passar desapercebido por quem não vive a acessibilidade, e por isso mesmo que a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas, adotou o lema “Nada sobre nós, sem nós”, que quer dizer que não há problemas de fazerem acessibilidade para as pessoas com deficiência, desde que haja a participação delas, pois é o usuário que sabe do que ele precisa, e pode passar as melhores orientações.

É claro que nem todas as pessoas com deficiência, sabem apontar a solução, pois aí é preciso uma experiência profissional. Então a melhor escolha, é encontrar um profissional que trabalhe ativamente em contato com esse público, ou um profissional com deficiência também ativo. Eu tenho experiência desde 2004 nesse mercado, e sou uma pessoa com deficiência bastante ativa, presto consultorias de acessibilidade, mas quero que outras pessoas também absorvam o meu conhecimento, e por isso tenho programas de formação como o Curso Online Acessibilidade e Inclusão, também dou aulas em Faculdades, Universidades e cursos livres, e ministro treinamentos focados para necessidades específicas.

Antigamente, a norma orientava para colocar um espelho com inclinação, onde a parte de cima fica mais pra frente, e com isso oferece um campo de visão maior para baixo. Em países do exterior, eu encontrei espelhos onde essa inclinação era regulável, dando maiores opções de ângulos de visão. Mas na revisão da norma brasileira, essa orientação foi substituída, para a colocação de espelhos fixados totalmente na parede, sem inclinações. A norma ABNT 9050 diz que a altura de instalação e fixação do espelho em frente à pia, deve estar entre 0,90 m até 1,80 m em relação ao piso acabado. Os espelhos podem ser instalados em paredes sem pias. Podem ter dimensões maiores, sendo recomendável que sejam instalados entre 0,50 m até 1,80 m em relação ao piso acabado.

Na opinião de vários usuários, isso foi um retrocesso. Para alguns, não há tantos problemas, da instalação do espelho junto à pia, mas para quem tem baixa estatura, a opção anterior era bem melhor, essa nova tirou o campo de visão delas. Agora, para a opção de serem instalados separadamente das pias, isso é bastante desconfortável, pois geralmente queremos usar a pia e ver no espelho, quando lavamos o rosto, escovamos os dentes, fazemos a barba, entre outras coisas.

Não deixe de me acompanhar no meu perfil do Instagram, posto coisas superinteressantes e úteis todos os dias, e no meu canal do YouTube também há vídeos exclusivos, com muita coisa pra aprender e aplicar.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });