Espasmos ou contrações involuntárias. Conheça o que é, e como tratar essa reação.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

1 de julho de 2022

Espasmos ou contrações involuntárias. Espasmo muscular é uma contração involuntária que acontece repentinamente em um músculo ou grupo muscular, podendo causar dor ou enrijecimento do músculo afetado. Pode durar alguns segundos ou até vários minutos, mas esse período pode atrapalhar bastante uma pessoa com deficiência, causando desiquilíbrio. A popular cãibra é um bom exemplo, pois é uma contração involuntária que repuxa o músculo, forçando que uma pessoa que esteja andando, a parar até o efeito passar.

Geralmente ocorrem por fadiga muscular ou por lesão, mas podem ser causados por problemas de saúde como falta de minerais, diabetes e hipotireoidismo, por exemplo. Pessoas com lesão medular, geralmente tem espasmos, com maior ou menor frequência, nos membros paralisados. Eu tenho espasmo em ambas as pernas, mas acontece com maior incidência e força na perna esquerda.

Existem alguns tratamentos para minimizar os espasmos, mas não existe exatamente uma cura. Alguns remédios como Miosan e Ciclobenzaprina são utilizados para combater espasmos, agindo como relaxante muscular. No início da minha lesão, cheguei a experimentar um dos remédios, mas o efeito foi pequeno, então eu decidi parar de tomar. Mas como sempre é orientado, não tome remédios por conta própria, somente por orientação médica. Eu tomei orientado pela fisiatra da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Uma outra opção de tratamento oferecida, foi a aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox, na região dos músculos que sofriam mais a contração involuntária. Desta vez, o resultado pareceu até um pouco melhor do que os comprimidos, mas mesmo assim não era significativo. E seria um tratamento, tendo que voltar a cada 3 meses para fazer nova aplicação. Pelo custo, trabalho e resultado, novamente eu desisti do tratamento.

Até que certa vez, eu ouvi de uma profissional de saúde, que o espasmo não era exatamente algo que fazia mal à saúde, era mais um incômodo, mas que era até um bom sinal, pois mostrava que minha perna estava “viva”. Depois disso, desisti de tentar procurar qualquer tipo de tratamento, e procurei me acostumar com esse movimento do me corpo.

Às vezes, o espasmo pode ir além de um incômodo, quando eu estou sentado na cadeira de rodas, por exemplo, e minha perna começa a tremer e com isso ela sai do apoio dos pés, e isso pode causar desiquilíbrio, ou se você estiver em movimento, pode machucar arrastando o pé no chão. Certa vez, eu passei por apuros, pois estava dirigindo e uma forte contração involuntária esticou minha perna, jogando-a para cima do acelerador. O carro arrancou em velocidade, mas felizmente tive reflexo para tirar a perna e brecar o carro, parando a alguns centímetros do carro da frente, foi um susto enorme! Agora mais experiente, eu sei quando o espasmo está por vir, pois ele não aparece com força tão de repente, pelo menos em mim.

Certa vez, eu percebi que os espasmos estavam mais fortes e constantes do que o normal, e isso pode ser um sinal de que algo não está bem. Pode ter algum objeto machucando você, principalmente nas partes onde você não tem sensibilidade, ou até mesmo questões internas como infecção urinária. Mas eu estava bem de saúde e não encontrei nada que pudesse estar me machucando, até que alguns dias depois, fui perceber que a unha do dedão do meu pé estava encravando, e era isso que estava me incomodando, causando os espasmos anormais. Fui me tratar num podólogo, e assim os espasmos voltaram à frequência aceitável.

Ainda existem recursos para evitar que seus pés saiam do apoio, como faixas fixadoras, inclusive elas são utilizadas por atletas em esportes. Particularmente, eu aprendi a conhecer meu corpo, e agora sei meus limites e como lidar com esse tipo de problema, e até os espasmos já não me causam preocupação ou incômodo. Em minhas publicações aqui no blog, Instagram e YouTube eu coloco várias dicas e informações importantes para auxiliar o dia a dia da pessoa com deficiência, muito úteis também para quem vai tratar ou atender este público, portanto se quer saber mais sobreo assunto, me siga nesses canais e perfis!

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });