Barco de rio adaptado. Este passeio de barco foi realizado na cidade de Colônia na Alemanha, através do rio Reno. Minha ida até o local, foi um roteiro turístico, organizado pelo Ministério do Turismo Alemão, intermediado pelo Centro de Turismo Alemão – DZT no Brasil, para que eu explorasse o turismo acessível alemão, e com isso pudesse mostrar uma Alemanha acessível aos brasileiros. Nesse roteiro também estavam incluídos as cidades de Munique, Stuttgart, Dusserdorf, Berlim e Frankfurt.
Por enquanto, considero a Alemanha como o destino turístico mais organizado para as pessoas com deficiência. Nessa viagem eu estava sozinho, mas já tive oportunidade de viajar pela Alemanha em grupo com outras pessoas com deficiência, inclusive de barco também. Muitos barcos possuem acesso difícil e espaço interno estreito, mas grande parte dos barcos da Alemanha tem acesso facilitado, e como este do vídeo, elevador para chegar à parte superior, e não ficar excluído no piso inferior, sem aproveitar a maravilhosa vista. O espaço é amplo, com mobiliário e banheiro acessível.
Um dos motivos fortes para isso, é que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na Europa, são mais ativas, passeiam e viagem bastante. Então, mais do que as obrigações exigidas por lei, eles têm uma demanda grande de turistas locais e internacionais, o que justifica o investimento. O início, como no Brasil, pode ser difícil, pois as pessoas com deficiência não viajam por falta de acessibilidade, e as empresas não colocam acessibilidade por causa da baixa demanda, apesar que isso nem é uma questão de escolha, mas uma obrigação.
0 comentários