Live com profissionais da acessibilidade. Luiz Herzog, Luciano Marques e Ricardo Shimosakai.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

8 de outubro de 2021

Live com profissionais da acessibilidade. Três ativistas pela causa da pessoa com deficiência, Luiz Herzog, Luciano Marques e Ricardo Shimosakai trabalham para melhorar a acessibilidade, e por isso tem muitas idéias e opiniões para trocar, num rico bate-papo.

Luiz Herzog é sócio-administrador da Casa do Braille Sinalizacao Visual e Tatil. Já trabalhou na adaptação de inúmeros espaços, mas as mais relevantes foram a entrega do primeiro prédio com sinalização tátil do Brasil, a Laramara em 2000. Exposição fotográfica Imagens da Inclusão, que retrata histórias de luta e superação, a primeira exposição acessível que se tem notícia, em 2003. Participação na revisão da ABNT NBR 9050 em 2004. Instalou a acessibilidade tátil no Museu da Língua Portuguesa em 2006, Museu do Futebol em 2008, galeria tátil das Esculturas Brasileiras da Pinacoteca do estado de São Paulo em 2009 e Hotel Fazenda Campos dos Sonhos em 2011.

Confeccionou maquetes táteis para o Memorial da América Latina em 2012. Projeto de Acessibilidade do Museu do Amanhã em 2015 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Em 2019, a Casa do Braille tem 3 trabalhos mencionados como referência em projeto de acessibilidade no Congresso Internacional da Deficiêncial Visual de Lisboa, e cria a Braillesign – Casa do Braille Portugal. Em 2020, o primeiro trabalho da Braillesign no Museu da Cidade de Covilhã.

Luciano Marques é coordenador de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos. Com apenas um ano de idade, foi acometido pela poliomielite, o que lhe causou paralisia dos membros inferiores. A trajetória política de Luciano começou em 1984, quando fundou a Associação dos Deficientes Físicos de Santos (Adfisa). Nessa época, formou a primeira equipe de basquete adaptado da Baixada Santista.

Luciano conquistou o Tricampeonato Paulista e Vice-Campeão Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, participou também da formação de cinco gerações de basquete na Adfisa. Dançarino, conquistou o terceiro colocado no campeonato brasileiro de dança esportiva. Em 2000, é eleito presidente do Conselho para Integração das Pessoas com Deficiência (Condefi). Na última eleição, Luciano se candidatou a vereador pelo PMDB, obtendo 2.066 votos se tornando o primeiro suplente da Câmara Municipal.

Ricardo Shimosakai é consultor, palestrante e professor, especializado em acessibilidade, inclusão e turismo. Criador da Turismo Adaptado, conquistou diversos prêmios ao longo da sua carreira desde 2004. Ganhou o prêmio de melhor trabalho de turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities em 2007. Foi condecorado com o Diploma de Mérito e Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo em 2010.

Recebeu a placa de Honra ao Mérito pela Revista Reação em 2012. Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência na categoria Empreendedores com Deficiência nos anos de 2016 e 2017. Recebeu a homenagem às “Personalidades que Contribuem para o Desenvolvimento do Turismo Paulistano” na Câmara Municipal de São Paulo em 2018. Foi o vencedor etapa Brasil e finalista etapa Mundial do WSA – World Summit Awards 2019, a maior premiação em conteúdo digital do mundo, na Categoria Cultura e Turismo.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });