Live com Jill Muricy, nasceu na cidade de Senhor do Bonfim na Bahia, filha de uma família extremamente pobre, filha de pai quilombola, um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos. Morava em uma casa de pau a pique, de paredes estruturadas com vigas de madeira amarradas com cipó e preenchidas com barro, aprendeu a ler e escrever somente após os 10 anos, já passou por vários anos de fome, tendo que catar materiais no lixo para sobreviver. Trabalhou como empregada doméstica, babá e faxineira.
Estava num buraco de depressão, e depois de um tempo nessa agonia, agravada pela perda do pai, decidiu se mudar para o Rio de Janeiro sozinha. Se inscreveu no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), mas só na segunda tentativa conseguiu entrar para o curso de Jornalismo e ficou morando no pensionato do Convento de Santa Teresa. Em 2016, quando tirava as fotos da sua formatura, postou nas redes sociais com um resumo de sua história, e isso viralizou na internet. Aproveitou sua grande visibilidade para criar o blog Meu Nome é Superação para motivar as pessoas com sua história e de outros exemplos de vida.
Eu (Ricardo Shimosakai) fui escolhido por Jill Muricy para contar minha história de superação através de uma live no Instagram. Nossas histórias são bastante diferentes, mas o combustível que nos impulsionaram para vencer as adversidades e reunir conquistas é o mesmo: metas, planejamento e perseverança. Eu também procuro dar exemplos para inspirar pessoas a buscar a felicidade em suas vidas, pois foi assim também comigo no início da minha lesão. Apesar de não estar deprimido, eu precisava de exemplos e incentivo, pois era um mundo novo viver com a deficiência, e por isso agora vejo a importância de servir como referência mostrando minhas inúmeras experiências, das dificuldades superadas até as conquistas alcançadas.
0 comentários